segunda-feira, 15 de agosto de 2016

QUEM LÊ MAIS VIVE MAIS... É NECESSÁRIA APENAS MEIA HORA DE LEITURA POR DIA




Pesquisa da Universidade de Yale, no estado norte-americano de Connecticut, revelou que o hábito de ler mais está ligado a maior longevidade, ou seja, os livros não são apenas uma fonte de sabedoria e prazer, mas fazem a pessoa viver mais.

O estudo, chamado ‘Um capítulo por dia’, foi realizado nos EUA ao longo de 12 anos e analisou a relação entre a longevidade e os hábitos de leitura de 3.635 pessoas com mais de 50 anos.

Essa mesma turma também estava participando de outra pesquisa maior, a Health and Retirement Study, que tem investigado, desde 1990, a saúde de americanos que passam dos 50 anos.

Na pesquisa, os estudiosos dividiram as 3.635 pessoas em três grupos: os “não leitores” (quem não tinha o hábito de ler), os “leitores” (que liam por até três horas e meia na semana) e os “super leitores” (quem lia mais de três horas e meia por semana).

Para definir os grupos, os participantes responderam a algumas perguntas simples sobre quanto tempo passavam lendo livros, revistas e jornais por semana.

Doze anos depois, os cientistas compararam esses hábitos aos dados de saúde do Health and Retirement Study, e descobriram o seguinte: os não leitores haviam morrido mais cedo do que os leitores, e bem mais cedo do que os super leitores.

De acordo com o estudo, quem lia até 3h30 por semana tinha 17% menos chances de morrer antes dos 62 anos do que quem não lia nada – e quem fazia parte do grupo dos super leitores tinha 23% menos chances de morrer antes dos 62. Esse resultado foi geral, sem qualquer relação com gênero, classe social, problemas psicológicos nem nível de educação.

Vale ressaltar que não precisa de muito trabalho para ser um super leitor, visto que um pouco mais de meia hora de leitura por dia já é o suficiente para fazer parte desse grupo.

Contudo, não adianta ler qualquer coisa, porque a mágica só funciona com livros – quando os cientistas compararam o tempo de vida das pessoas que liam apenas jornais e revistas, mesmo que fosse muita leitura, a longevidade não era tão grande quanto a dos super leitores de livros.


15 de agosto de 2016
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário