quinta-feira, 23 de maio de 2019

PRESIDENTE DAS FILIPINAS ORDENA ENVIO DE TONELADAS DE LIXO AO CANADA



O governo das Filipinas alertou que se o Canadá não aceitar formalmente a remessa de lixo, ela será descarregada nas águas territoriais do país.

Alguns anos atrás, uma empresa canadense despejou toneladas de lixo no território das Filipinas. O presidente Rodrigo Duterte ordenou, nesta quarta-feira (22), que este lixo seja enviado de volta ao Canadá.

A carga de lixo virou motivo de disputa diplomática. Ottawa já tenha anunciado que iria recuperá-la, mas, segundo o porta-voz do governo filipino, o envio já foi efetuado.

Na semana passada, Manila retirou seu embaixador em Ottawa porque o Canadá não cumpriu o prazo de 15 de maio para repatriar os dejetos.

Salvador Panelo, porta-voz do presidente filipino, disse à imprensa:

“Se o Canadá não aceitar o lixo, vamos despejá-lo nas águas territoriais ou 12 milhas náuticas no mar a partir da linha de base de qualquer das costas do seu país.”

O lixo está armazenado em dezenas de contêineres que uma empresa canadense enviou para as Filipinas em 2013 e 2014 – aparentemente para reciclar – e a questão sobre o que fazer com ele já é um problema há anos, informa o UOL.


23 de maio de 2019
renova mídia

AUGUSTO HELENO DIZ QUE POSSE DE ARMA É DIREITO DO CIDADÃO


Ministro lembrou que decreto das armas é promessa de campanha de Bolsonaro, mas não é política de segurança pública.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, defendeu o decreto presidencial que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição.

Heleno afirmou que a posse de armas é um “direito do cidadão”, assim como ter uma televisão ou uma geladeira.

Em entrevista à GloboNews, nesta quarta-feira (22), o general declarou:

“É um direito do cidadão como qualquer outro, como uma geladeira, como uma televisão, como um aparelho de som. É de acordo com a sua possibilidade, mas todo cidadão passa a ter o direito de ter uma arma.”

Heleno também defendeu que o decreto não é uma medida do governo do presidente Jair Bolsonaro para enfrentar a crise na segurança pública, mas sim a garantia de uma liberdade de cada cidadão.

Segundo ele, a posse de armas possibilita ao cidadão “se defender, defender a sua família, defender a sua propriedade”.


23 de maio de 2019
renova mídia