UMA RAPOSA NA ESTRADA

Podem ser anotações casuais de um passante, porque quando começamos nossa jornada, não distinguimos bem a paisagem. Ela sempre nos surpreende. Desconhecemos aonde nos pode levar o caminho. Não o escolhemos... Perambular é o próprio caminho. Uma narrativa do destino que desenhamos inconscientemente. O que pretendo? Tecer algumas considerações fora da mesmice, e pinçar alguns textos curiosos que despertem a paixão...

domingo, 13 de outubro de 2024

Arroz e Feijão










1 / 10



                              


1 - Arroz e Feijão / DionCerqueira

O arroz com feijão é um prato característico da mesa brasileira e é tão popular que virou expressão idiomática, por exemplo: quando uma coisa é muito comum se diz que é "arroz com feijão". 

Isto não quer dizer que é pejorativo, muito pelo contrário, esta combinação é considerada pelos nutrólogos como uma das melhores combinações alimentares. 

Um prato rico em  aminoácidos (metionina e lisina) que auxiliam na síntese de proteína  e atua   diretamente na melhoria do tecido muscular. 

Além disso, o arroz com feijão mantém estável o nível de glicose (o que diminui o risco de diabetes) e ainda auxilia na proteção contra as cáries.

Outra coisa: vocês já observaram que é um dos pratos que não enjoam? 

10 de outubro de 2024

prof.mario.a.moura às 09:12 Nenhum comentário:

HÁBITOS QUE VOCÊ TEM E AUMENTAM AS CHANCES DE FICAR DOENTE!

 Hábitos que você tem e aumentam as chances de ficar doente!

©Shutterstock

Nós somos abençoados por ter um sistema imunológico que combate invasores o tempo todo, mas alguns vírus conseguem sobreviver e nos infectam. Pegar um resfriado é algo muito comum e, se não for devidamente tratado, pode evoluir para quadros mais sérios.

Inclusive, há uma série de hábitos diários (dos quais muitos de nós somos culpados e quase nunca percebemos) que podem prejudicar nossa saúde. Felizmente, algumas mudanças simples no nosso cotidiano podem nos tornar menos propensos a ficar doentes.

Na galeria, veja alguns costumes que você deve evitar para se manter saudável.

Veja também: A história bizarra (e real) de quando Fábio Jr. se passava por cantor gringo!

13 de outubro de 2024

prof.mario.a.moura às 09:08 Nenhum comentário:

O "DIA DO PROFESSOR"...

 O “DIA DO PROFESSOR”...


Entramos na terceira década do século XXI.  A ‘romântica’ imagem do professor, bastante esmaecida, como uma fotografia antiga, não corresponde mais aos bons tempos em que era a fonte própria da transmissão do conhecimento.

Estamos vivendo um tempo novo, de grandes mudanças, que apresentam novos paradigmas, que apontam para um futuro ainda não de todo claro, em suas linhas maiores.

A fonte de novos paradigmas, situa-se na esfera da Tecnologia Digital, em seus diversos modelos de Informação e Comunicação (TDIC).

Nos dias que correm, sua onipresença constitui-se quase como parte integrante da nossa vida, do nosso corpo, nas várias configurações já realizadas nas formas de ensaios da Inteligência Artificial (IA), que desponta em nosso cenário social e econômico, construindo uma “cultura digital”, um novo paradigma no pensar e agir, desconstruindo sólidas institucionalidades, que representaram uma espécie de “porto seguro”, como as Escolas e as Universidades.

Revendo algumas idéias de Ivan Illich, particularmente as que se referem a Educação, quando ele problematiza uma sociedade sem escolas e a aprendizagem em rede, e se essa utopia já não se realizou.

Illich discute ainda, as utopias e distopias nas relações entre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação.

Hoje, com a chegada de tecnologias inovadoras em diversos campos do conheci mento, os desafios do nosso tempo, com relação a Educação e as TDIC, situam-se no campo do surgimento e da presença de novos paradigmas, que introduzem um novo comportamento na aprendizagem e nas ações educativas do século XXI.

O que acontecerá com as atividades voltadas para as profissões engajadas no processo da educação? Como se dará reorganização da educação, ante os novos paradigmas que já despontam?

Tudo indica, que a IA criará um novo ambiente de ocupações do trabalho humano, ainda imerso nas sombras do futuro imprevisível.

Mas certamente, estamos diante de uma nova era, fundamentalmente diferente em suas raízes do que já é quase passado, e significativamente oculta em seu desdobrar futuro...

Possivelmente, diante também, de um novo ser humano, com novos recursos psicológicos e emocionais. A nova espécie que representará o Novo Mundo!


13 de outubro de 2024

prof. mario moura



prof.mario.a.moura às 07:52 Nenhum comentário:

ENSAIOS SOBRE A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 Este ensaio discorre sobre o cenário prospectivo entre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto hodierno, a partir de dados de pesquisas brasileiras e internacionais. Rememora e problematiza algumas ideias de Ivan Illich, especialmente a de uma sociedade sem escolas e a aprendizagem em rede e se esta utopia já se concretizou. Discute, ainda, as utopias e distopias nas relações entre educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Conclui que, se no passado recente os desafios à educação se apresentavam a cada período, por vezes décadas, hodiernamente o lastro desse tempo tende a diminuir consideravelmente e apresentar questões de fundo e quiçá novos paradigmas sobre as configurações do pensar e agir na educação do século XXI.

prof.mario.a.moura às 06:17 Nenhum comentário:
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Minha foto
prof.mario.a.moura
Fortaleza, CE, Brazil
Sou uma multidão, como diria Ferreira Gullar.
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.