quarta-feira, 31 de agosto de 2011

LULA


A melhor definição:

Os camaleões têm até 60 centímetros de comprimento, com uma lingua muito grande para pegar suas presas como:insetos, mariposa,moscas etc (ou protáctil, não confundir com portátil), cauda preênsil e patas fortes.

Movimenta-se com lentidão. Para apanhar sua presa, utiliza a língua como um laço. Consegue, com grande velocidade, estender a língua quase um metro.
Sua língua, de ponta pegajosa prende o inseto e este é comido. Estuda-se esse processo com o auxílio de câmeras de alta velocidade. Ele se alimenta principalmente de insetos, entre os quais está o gafanhoto, a joaninha, o besouro, e muitos outros.

Os seus olhos podem ser movidos independentemente para qualquer direção, o que lhe confere aparência curiosa. Quando um camaleão vê uma presa, pode fixá-la com um olho e utilizar o outro para verificar se não há predadores nas redondezas. O encéfalo do camaleão recebe duas imagens separadas, que tem de associar.

À medida que se aproxima da presa, o camaleão fixa nela ambos os olhos para poder fazer pontaria. Os olhos são recobertos por uma pálpebra que deixa livre apenas uma pequena área circular no centro, que corresponde à íris e a pupila.

Sua pele tem bastante queratina, o que apresenta uma série de vantagens (em especial, a resistência). Mas essa característica faz com que o camaleão faça a "muda" de pele durante seu crescimento (a pele antiga descama, dando lugar a outra), a exemplo das cobras.

Outra característica é sua mudança de cor, um fato tanto curioso quanto interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário