segunda-feira, 23 de novembro de 2015

"COMPANHEIRO É COMPANHEIRO" E OUTRAS SEIS NOTAS


Nada pode ser mais autenticamente petista: o 3° Congresso da Juventude do PT, que se iniciou na sexta, em Brasília, com presença e discurso do maior ícone petista, o ex-presidente Lula, e transmissão ao vivo pela Agência PT de Notícias.
E qual a posição oficial deste congresso oficial petista? Apoio total a José Dirceu, que já cumpriu pena por seu papel no Mensalão, que está preso preventivamente, pela acusação de receber propina, por ordem do juiz Sérgio Moro. José Dirceu é chamado, no encontro do PT, de Guerreiro da Democracia e Guerreiro do Povo Brasileiro. Os jovens petistas manifestam apoio também, em cartazes, a José Genoino, Delúbio Soares e José Paulo Cunha, condenados à prisão por participar do Mensalão, e João Vaccari Neto, que cumpre pena de 15 anos por corrupção. Mas estes estão um degrau abaixo de Dirceu, já que não são chamados de Guerreiros da Democracia, mas apenas de Guerreiros do Povo Brasileiro.
Agora já não se trata de desvio de conduta de dirigentes partidários, à revelia do partido: o PT os apoia formalmente, embora condenados por corrupção. E o ex-presidente Lula, líder maior do PT, confirma com sua presença esta posição.
Chama a atenção, neste 3º Congresso da Juventude do PT, a discriminação contra alguns condenados, que não mereceram ser chamados de Guerreiro do Povo Brasileiro e nem são lembrados, como o deputado federal André Vargas, condenado a 14 anos por corrupção. Ou Henrique Pizzolatto, que fugiu para a Itália e, depois de longa disputa judicial, cumpre 12 anos no Presídio da Papuda.
O amigo secreto
O deputado federal Paulo Teixeira, do PT paulista, foi interrogado pelo juiz Sérgio Moro, por videoconferência, na condição de testemunha de defesa do ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto. Moro pediu explicações a Teixeira sobre como um depósito da empreiteira Engevix, de R$ 190 mil, surgiu na contabilidade de sua campanha de 2014. Teixeira garantiu que o depósito foi um engano, porque não conhecia a empreiteira, mas que não era possível desfazer a doação.
Esperamos que o juiz seja compreensivo: quantos de nós não recebem centenas de milhares de reais na conta sem nem saber quem é que os botou lá?
Sim, não, talvez
No encontro da Fundação Ulysses Guimarães, o PMDB decidiu que seus diretórios estaduais se unirão às manifestações populares contra Dilma; que a cúpula federal fará críticas à política econômica de Dilma; e que, para manter o equilíbrio, o partido não desistirá de cargo nenhum no governo.
Ninguém é de ferro.
Onde está Kátia? 
Não faz muito tempo, os ruralistas eram comandados por uma guerreira, a senadora Kátia Abreu, ativa, articulada, boa de briga, tenaz defensora dos produtores agrícolas, antipetista de comer lula frita pelo prazer da mastigação. Kátia era do DEM, seguiu Gilberto Kassab no PSD, desentendeu-se com ele, hoje está no PMDB, ganhou um Ministério, virou amiga de infância da presidente Dilma.
No momento em que o governo ameaça os caminhoneiros que fecharem estradas enquanto permite que o MST feche o que quiser, quando quiser, cadê Kátia Abreu? Kátia está mais muda do que tucano quando tem de tomar uma decisão. Fora o cargo, que é que mudou da ruralista do DEM para a ministra de Dilma?
Fonte de renda
A ministra Kátia Abreu pode ter afrouxado no combate, mas as investigações sobre o MST (organização que o ex-presidente Lula chamou de “o exército de Stedile”, referindo-se ao chefe do grupo) devem se intensificar.
O presidente da CPI do Incra e da Funai, deputado Alceu Moreira, do PMDB gaúcho, prometeu mapear todo o dinheiro público que abastece o MST. Moreira tem o apoio do vice da CPI, deputado Luiz Carlos Heinze, do PP gaúcho. Quem paga as manifestações e movimentações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra pelo país?
Trabalho de grupo
O Corinthians ganhou o Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência e o técnico Tite é saudado como o grande responsável pelo título. E é. Mas é preciso lembrar que Renato Augusto, talvez o melhor jogador deste campeonato, voltou ao Brasil depois de um bom tempo de atuações irregulares, contundindo-se com frequência. Vagner Love vinha de temporadas ruins, fora de forma física, mesmo jogando em grandes equipes.
Quem os recuperou foi a equipe de preparação física e medicina esportiva do clube; a mesma que levou Alexandre Pato a deixar sua rotina de contusões sucessivas. E esta equipe, competente e cara, foi mantida no clube graças a decisões de diretoria. O título, resumindo, não é só o time, não é só Tite: é o trabalho conjunto. Só assim foi possível comemorar na véspera do Dia da Consciência Negra, como observou com brilho o jornalista Cláudio Tognolli, o Dia da Consciência Alvinegra.
Em nome da Pátria
Pátria Educadora, lembra? Pois é: o material escolar chega a pagar perto de 50% de impostos. Houve uma tímida tentativa de dar desconto aos professores na compra de livros didáticos. Dilma vetou aquilo que deve considerar um escandaloso privilégio. E o Congresso aprovou o veto.
Quer estudar? Gaste!

23 de novembro de 2015
Carlos Brickmann

"AS DIFICULDADES PARA A VIDA INTELECTUAL NO BRASIL"

BARROSO, FACHIN, E O CULTO AO ÓRGÃO EXCRETOR



Com verba tomada do cidadão, governo patrocina culto ao anus.


Determinados magistrados, por sua conduta, parecem ter mais estudado para cultores de imundície, defensores de lixo moral, e loucos que propriamente zeladores da decência e civilização.


Sim, porque a partir do momento em que investidos do poder decisório defendem “direito” de sexo inexistente contra os argumentos de outros magistrados e da razão de que travestis podem estuprar meninas e mulheres adultas por passarem a ter o “direito” de frequentar dependências sanitárias delas, passam o atestado de monstros e insanos.

Tais acidentes da natureza estão infinitamente abaixo de humildes iletrados, sem curso superior ou maiores luzes de conhecimento. No entanto, mesmo pessoas de poucas luzes de estudos possuem a mais poderosa ferramenta do espírito humano nesse plano: a razão.

Nunca consentiriam que suas filhas, esposas, sobrinhas, netas, frequentassem locais assim em que uma falsidade e perversidade é montada por uma ideologia anti-humana de “direitos” para constranger e por em elevadíssimo perigo a integridade física de pessoas que amam.


Direito pressupõe defender ou atacar algo existente. Sexos só existem dois. Publicamente, portanto, sanitários devem ser separados. Isso é convencionado ancestralmente pelas normas conservadoras das sociedades mundiais civilizadas. Privacidade, decência, e razão.


Quem tiver suas preferências ideológicas de engenharia social achando que existe um terceiro sexo e por isso viva imundamente lutando para inundar a sociedade de imoralidade e perversão nos seus devaneios e exercícios de loucura judicial e de culto a órgão excretor, recomendo que compre uma ilha habitada por travestis e sanitários públicos uni e para lá leve suas filhas e mulheres.



23 de novembro de 2015
Ivan Lima é publicitário

POR QUE TEMOS MEDO: UM SEGREDO DE 1400 ANOS



23 de novembro de 2015
in Libertatum

ENTÃO, O QUE TEMOS DE APRENDER NA AULA DE HOJE??



Reprodução do site Essas e Outras

















Não sei da última, nem da penúltima. Não sei das redes, o meu mar é outro. Viralizou no ciberespaço? Sinal de que precisa cair na real. Parem o mundo, pois quero descer, lenta e preguiçosamente, olhando o sol se pôr. Não nasci para a pressa, nem para frequentar o inferno imaginário das preocupações irrealistas. Adoro observar o mundo que me cerca, na sua infinitude de possibilidades, num esplendor de cores, sons, gostos, toques e sabores. Viver é experimentar. Sempre coisas novas, pois as mesmas experiências, repetidas sempre, perdem o prazer das sensações e a amplitude das percepções que moldam e ampliam a nossa consciência de existir.
Não quero gastar meu tempo, quero ocupá-lo com o que me relaxe e me enriqueça. Não de bens materiais, pois esses vem e vão, viram poeira das vaidades e ilusões, tão humanas, tão pueris. Quero me enriquecer de vivências, me embriagar de alegria, me satisfazer de emoções. Envelhecer sábio o suficiente para não temer a velhice, para compreender cada perda de pessoas amadas que me precederem, assim como ensinar aos que me amam que a cada dia minha partida se aproxima e que morrer é algo tão natural quanto nascer. Amar no desprendimento, à distância, na certeza do reencontro num universo paralelo e eterno.
Quero poder contar histórias ridículas do meu tempo para os netos, que vão adorar mais que um game, um aplicativo ou algo que o valha. Desejo que um dia meus filhos me compreendam, por tudo que fiz e deixei de fazer como pai, e que ainda assim continuem me pedindo a “benção” e, mesmo sem graça, permaneçam adultos capazes de me beijar o rosto no meio da rua.
SEM RECOMPENSAS
Que me perdoem pelas falhas técnicas e se orgulhem por um legado, que será dito pelos anônimos que um dia pude deixar.
Não quero recompensa, não crio expectativas. Sou pai pássaro, faço ninhos, alimento na boca, deixo crescer asas e ensino a voar. O voo é livre, liberto e cheio de riscos, pois assim é a vida. Não apoio gaiolas de ouro, alpiste de primeira e água mineral a vida inteira. O canto triste me angustia. Quero, mesmo velho, voar solo por mares e ares nunca dantes navegados. Relaxar tranquilo e em paz, numa rede ao fim de uma tarde chuvosa e tranquila, ou à beira- mar num recanto sem turismo ou temporada.
Ler ou escrever um livro, ouvir América ou Paul Simon. Com ou sem companhia, pois a paz de espírito, a fé e o amor, antes de mais nada, são uma conquista de dentro para fora. Ai de quem depende de filho, cônjuge, dinheiro, status, tela, bebida, droga ou qualquer dependência para encontrar a felicidade, um sentido de vida, o caminho da plenitude!
Bem, voltando para a sala de aula, nessa escola da vida, o que temos que reaprender no dia de hoje?

23 de novembro de 2015
Eduardo Aquino
O Tempo