sábado, 8 de dezembro de 2018

NOUVELLE VAGUE




Movimentos Cinematográficos – Nouvelle Vague

Poucos foram os movimentos da sétima arte que influenciaram tanto as gerações seguintes quanto a Nouvelle Vague. Tudo começou devido a presença de duas únicas pessoas: um arquivista cinematográfico chamado Henri Langlois, cofundador da Cinémathèque Française (criada em 1936, com o objetivo de recuperar e salvar cópias antigas de filmes) e um crítico chamado André Bazin, um dos fundadores da lendária revista Cahiers du Cinéma.

Leia também:
– Expressionismo Alemão
– Neorrealismo Italiano
– Surrealismo no cinema
– A Montagem Soviética no Cinema

Os futuros e principais diretores do movimento frequentavam a Cinémathèque e conheciam Langlois. Geralmente passavam madrugadas discutindo os filmes que assistiam, afinal, o lugar era uma espécie de cineclube. Dentre os cineastas que iriam escrever mais tarde para a revista citada, estavam nada menos do que François Truffaut, Jean-Luc Godard, Eric Rohmer e Jacques Rivette.

Jean-Luc Godard e François Truffaut (1965)

O cinema conservador da época não estava mais agradando público e imprensa, pelo contrário, era até desprezado pelo jornal, o qual defendia o desenvolvimento de algo diferente e autoral. Sendo assim, os críticos da revista já citada se juntaram com outros frequentadores da Cinémathèque para justamente realizarem seus próprios filmes e, assim, começou a surgir uma mudança na estética e na linguagem.

Tudo isso foi possível graças aos avanços tecnológicos que possibilitaram a transição dos estúdios para locais reais, como câmeras portáteis de alta qualidade mais baratas e películas mais rápidas que permitiam filmagens sem iluminação, por exemplo.

A ideia era romper com aquilo que o público estava acostumado, trazendo novidades na linguagem cinematográfica, como uma montagem despreocupada com a linearidade da história, cenas filmadas na rua e sem ensaio que focam no psicológico dos personagens, suas relações cotidianas e banais, takes com luz natural e som direto e os jump cuts (cortes rápidos) passaram a ser usados com mais frequência.

Entre os principais filmes da Nouvelle Vague, preciso destacar “Acossado” (1960), “Viver a Vida” (1962) e “Bando à Parte” (1964) de Jean-Luc Godard; “Os Incompreendidos” (1959) e “Jules e Jim – Uma Mulher para Dois” (1962) de François Truffaut; “Cléo das 5 às 7” (1962) de Agnès Varda e claro, “Hiroshima Meu Amor” (1959) de Alain Resnais.



Os Incompreendidos (1959) | François Truffaut

Espero que eu tenha instigado vocês a conhecerem mais a fundo este movimento cinematográfico tão importante e influenciador.
Para ajudar, separamos 15 filmes essenciais da Nouvelle Vague para você começar com o pé direito.
08 de dezembro de 2018
Lucas Pilatti Miranda

MELHOR CÂMERA PARA VÍDEOS DO YOUTUBE

15 de mar de 2018 - Vídeo enviado por Conexão A Tech
T7i REBEL CANON COMPRE A SUA AQUI: http://compre.vc/v2/741c68737d MELHOR CÂMERA PARA ...

08 de dezembro de 2018

ESQUEÇA A FACULDADE DE CINEMA! APRENDA COM ESTES 50 FILMES

29 de nov de 2016 - A faculdade de cinema é mesmo necessária? Será que é possível aprender cinema apenas assistindo filmes? Provavelmente não, mas ...

08 de dezembro de 2018
canto dos clássicos

VOCÊ CONHECE O SEGREDO DOS EFEITOS ESPECIAIS?


VOCÊ CONHECE O SEGREDO DOS EFEITOS ESPECIAIS?


08 de dezembro de 2018

AS MELHORES SÉRIES PARA APRENDER INGLÊS

6 de abr de 2018 - Vídeo enviado por Câmera 7
Experimente o Cambly com o meu código (Camera7) e ganhe uma aula de 15min grátis: http://www ...

08 de dezembro de 2018
câmera 7

SÉRIES QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR AGORA MESMO!

19 de jan de 2018 - Vídeo enviado por Câmera 7
Séries que você precisa assistir AGORA MESMO! ft Bilheterama | CÂMERA 7.Câmera 7. Loading ...

08 de dezembro de 2018
câmera 7

COMO SÃO FEITOS OS EFEITOS SONOROS NOS FILMES?

O QUE É MATCH CUT? CONCEITOS DO CINEMA


4:51

O que é MATCH CUT? | Conceitos do Cinema #12

3,5 mil visualizações3 meses atrás

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ITZIAR ITUÑO (LA CASA DE PAPEL)

7 EFEITOS VISUAIS QUE REVOLUCIONARAM O CINEMA