segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

NOME SUJO? SAIBA TODOS OS SEUS DIREITOS EM 3 MINUTOS

IDOSO PODE DOAR VENDER BENS ATÉ QUE IDADE


TOCANDO AGORA

MELHOR DOCUMENTÁRIO SOBRE INSETOS, INVERTEBRADOS, ARTRÓPODES, ARANHAS, FORMKIGAS, ABELHAS E OUTROS

ESTUDANTES DA VENEZUELA DESMAIAM DE FOME EM ESCOLAS PRIMÁRIAS


A devastadora crise gerada pela ditadura Maduro, que assola a Venezuela há seis anos, esvaziou o sistema escolar.

Durante uma manhã quente de outubro, o bispo católico Jorge Quintero proferiu uma palestra para centena de crianças no liceu Augusto D’Aubeterre, na cidade litorânea de Boca de Uchire, na Venezuela.

Ao final da cerimônia de 15 minutos de duração, cinco crianças haviam desmaiado e duas tinham sido levadas embora de ambulância.

Os desmaios nessa escola primária se tornaram comuns. Muitos alunos chegam à sala de aula sem terem tomado o café da manhã ou mesmo jantado na noite anterior.

Em outras escolas, inacreditavelmente, as crianças perguntam se há comida antes de decidir se vão às aulas ou não.

“Não é possível educar pessoas esqueléticas e famintas”, disse a professora Maira Marín, líder sindical em Boca de Uchire, segundo o jornal Folha de S.Paulo.


02 de dezembro de 2019
renova mídia

VÍDEO MOSTRA PLANETAS NO LUGAR DA LUA


Vídeo mostra planetas no lugar da Lua e do Sol; assista
Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 02/12/2019 10h27

O astrônomo Nicholas Holmes realizou montagens para demonstrar como seria a visão do céu se, no lugar do Sol e da Lua, tivéssemos planetas como Saturno, Júpiter e Urano

Quando se olha para o céu, sabe-se que, mesmo com poluição ou tempo nublado, o Sol ou a Lua estarão lá. Agora imagine que eles fossem substituídos por outros planetas do Sistema Solar. Nicholas Holmes, astrônomo amador, imaginou e conseguiu levar seu entusiasmo pela ciência a um novo nível.
Por meio de edição de imagem, Nicholas conseguiu substituir a presença da Lua por planetas como SaturnoJúpiter e Urano. O resultado é impressionante. Para realizar as alterações, o astrônomo utilizou o software 3ds Max.

Não satisfeito com a primeira montagem, Nicholas substituiu novamente a Lua por outros planetas, entretanto, desta vez, durante a noite. O local escolhido para essa montagem foi Huntsville, Alabama.


Além disso, a Agência Espacial Federal Russa, Roscosmos, também criou um vídeo que mostra como seria o panorama do céu se, no lugar da Lua, houvesse outras estrelas próximas, como a Alpha Centauri, Sirius, Arcturo, Veja ou Polaris.


Vale lembrar que, por mais extraordinários que esses vídeos possam parecer, eles não passam de uma representação visual fictícia, sem qualquer intenção de refletir situações cientificamente realistas.

ANTIMATÉRIA PODE SER UM PORTAL PARA "UNIVERSO SOMBRIO"


Questionamento foi feito por um artigo publicado na revista científica Nature; o estudo foi realizado por um grupo de cientistas do Japão, Alemanha, Suíça e Estados Unidos

A chave para finalmente encontrar a matéria escura pode estar escondida na antimatéria, a estranha versão invertida dos elementos que podemos ver e tocar. Uma equipe internacional de cientistas do Japão, Alemanha, Suíça e Estados Unidos liderados pelo instituto de pesquisa Riken, do Japão, está buscando respostas que desafiam a hipótese “tradicional” sobre a matéria escura e podem, futuramente, desvendar um de seus maiores segredos.
Veja também:Nova simulação mostra em detalhes a evolução do Universo, veja o vídeoMatriz robótica de cinco mil 'olhos' vai mapear distância da Terra à Matéria EscuraVera Rubin, cientista que descobriu a 'matéria escura', morre aos 88 anos

A suposição de longa data entre os físicos é que a maior parte da massa do universo é composta pela “matéria escura”, um material invisível que interage com a matéria comum por meio das leis da gravidade. Ela ainda não foi detectada diretamente, apesar dos grandes esforços para encontrá-la.

Enquanto isso, a antimatéria é como o “gêmeo maligno” da matéria: toda partícula subatômica possui uma antipartícula correspondente, uma imagem espelhada com a mesma massa, mas com carga elétrica oposta. Além disso, existe um grande mistério que envolve a comunidade científica e que ainda não há respostas: se a antimatéria é um “reflexo” do que é tangível, por que ela existe em menos quantidade no universo do que o restante da matéria?

Essa é uma das muitas perguntas não explicadas que circundam o tema. Mas, entre algumas suposições “tradicionais” dos cientistas, acredita-se que a matéria escura interage com a matéria e a antimatéria da mesma forma, disse Christian Smorra, pesquisador do Riken. Porém, “essa suposição nunca foi testada experimentalmente até agora, uma vez que as pesquisas de matéria escura na física atômica usavam apenas sondas de matéria”, e não sondas de antimatéria.

Assim, a hipótese da equipe de cientistas internacionais é de que a antimatéria interage com a matéria escura de uma forma diferente que a matéria comum. Essa suposição ajudaria a entender por que há mais matéria do que antimatéria no universo.

Segundo os estudos publicado nesta quarta-feira (13) na revista Nature, o grupo revisou os dados existentes da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN) de 2017 sobre o comportamento dos antiprótons (a versão dos prótons da antimatéria), buscando encontrar sinais de que estes estavam sendo influenciados por uma partícula teórica da matéria escura chamada de axion.

Ele é o segundo candidato mais popular de integrar a matéria escura, seguidos por uma classe de partículas chamada WIMP’s, sigla para Partículas Maciças Fracamente Interativas.

No entanto, após as análises nada apareceu para os cientistas e eles não encontraram evidências de axions. Isso, no geral, não é uma má notícia. Afinal, a maioria das ‘coisas óbvias’ já foram descobertas e, agora, é necessário se aprofundar em descartar quais propriedades a matéria escura não possui.

Por esses motivos, a pesquisa ainda não terminou e deve continuar procurando alguma descoberta que surja de todos os resultados nulos. “Trabalhos futuros devem ter como objetivo restringir ainda mais o acoplamento axônio-anti-próton e procurar evidências de interação entre a matéria escura do axônio e outras formas de antimatéria, como pósitrons (antipartículas de elétrons)”, afirmou Gianpaolo Carosi, físico do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, em um comentário também publicado na Nature.



02 de dezembro de 2019
Sofia Aureli, editado por Liliane Nakagawa
olhar digital

EDIR MACEDO CHAMA JESUS DE IMBECIL E JÓ DE IGNORANTE


TOCANDO AGORA

A HUMANIDADE DEU ERRADO? ENTÃO, ÉS TU UM ORNITORRINCO?




Imagine você se, a formiga parasse e pensasse: "Sou tão pequena, o mundo é tão grande! Sou da classe trabalhadora, sou só mais uma, não faço diferença. Importante mesmo são as Formigas Guerreiras, que são grandes, fortes, tem garras e mandam na porra toda! Elas é que fazem diferença". Se, uma formiga trabalhadora tivesse esse tipo de reflexão, não haveria formigueiro e elas não seriam a potência que são.

Em relação aos acontecimentos da atualidade: você se sente fraco(a) e impotente? Vive falando que a humanidade deu errado e por isso se sente desesperançado ou mesmo irritado e revoltado?

Entre as milhõõõõõõõões de diferenças entre nós e as formigas, está a capacidade de pensar! Refletir!! E escolher!!! Imagina, se a formiga não seguisse seu instinto e refletisse sobre carregar uma folha que tem 100 vezes o seu peso? Só de pensar ela estaria cansada. Como não pensa, ela faz.

Tudo bem, eu sei que às vezes não parece, massssss, pensar é uma evolução dentro da cadeia de evolucionices. Logo, se chegou até aqui e está lendo esse post, acredito que você não um seja um golfinho, um sapo, nem uma vaca, correto? Sendo assim, quando você fala que a "Humanidade deu Errado", está falando de si mesmo. Da sua própria incapacidade, enquanto HUMANO,  de fazer aquilo que acredita ser o correto, seja pelo motivo que for.

É bem fácil colocarmos o galho dentro acreditando que "não vale a pena", "é muito difícil", "não adianta mesmo", "ninguém vai mudar", "as pessoas são ignorantes", ops, outra vez falando de si mesmo!

És um ornitorrinco? Não?! Então enquanto houver eu e você, serumaninhos querendo construir um mundo melhor, a humanidade está no caminho e em processo contínuo. 

Por uma estrada que não entendemos o mapa? Sim. 
Com atropelos e obstáculos? Com certeza!  
Porquê???? Por que vivemos num planeta com váááááááááááááááááááááááááários níveis diferentes de consciência e percepção sobre a mesmíssima realidade, o contraste entre elas e a reflexão sobre as diferenças, é o que nos faz crescer.

Ser pessimista e derrotista é muito fácil. 
É aceitar que você não tem valor, se eximir de fazer a sua parte 
e ficar de camarote apontando o dedo, reforçando mais do mesmo.

Nem estou falando de ser ativista, ir para ruas e tals. Sou a favor de ações menores: as do dia-a-dia, pequenos comportamentos. Mudando a si mesmo nas pequenas coisas, nas percepções, nos vícios de comportamento, no respeito à vivência e percepção diferenciada do outro, coisas que de fato fazem a diferença na Humanidade que existe em cada um de nós. Ações de F O R M I G U I N H A, saca?

Não importa quanto anos você ou eu tenhamos, a humanidade tem continuum de crescimento dentro duma linha de tempo que ainda não temos capacidade para entender. Você e eu vamos morrer e seu legado continuará. Então, dentro dessa linha infinita, trabalhando como formiguinhas que compõem um todo, quanto podemos ajudar nesse crescimento?

SEJA A MUDANÇA QUE DESEJA VER NO MUNDO. 
Mahatma Gandhi

02 de dezembro de 2019
in bitola humana