quinta-feira, 2 de julho de 2015

UM REGISTRO DE MINHA PASSAGEM PELA TERRA




Nasci no ano da febre amarela. No meu décimo segundo aniversário, ouvi a voz de Deus e me pus a ordenar o mundo


22 de dezembro de 1938, meia-noite, acompanhado por 7 anjos em nuvens especiais com forma de esteira, me deixaram na casa nas profundezas dos muros. Rua São Clemente.número 301.Botafogo.Rio de Janeiro, eu sozinho com uma lança na mão.

Nasci em 1911. Em 1911 teve febre amarela no Leblon. Em 1911 o monge José Maria começou a pregar a Bíblia Sagrada no Paraná, um homem tocou no Pólo Sul, o reino de Machu Picchu foi descoberto. Em 1911 tinha navios, não meus navios, mas vapores com mastros como cigarros à distância. Registrei 1911 com 19 cigarros e 3 garfos de 4 dentes, 1 dente quebrado. Envolvi-os com linha azul.

Em Sergipe, onde nasci, lavadeiras estendiam roupas nas margens dos rios para secar. Elas secam depressa, ficam rígidas, você sacode elas antes de dobrar, elas Estalam, um dos 4 sons das roupas. Quando eu era marinheiro, nada secava. Em Sergipe, onde nasci, existem Casas de Barro.Cactos.Esqueletos.Bodes Magérrimos.Abutres Voando em Círculos.

Item. Bandeira, bordada em cinco cores. Azul.Vermelho.Verde.Preto.Azul-claro. Imagens da vida na Marinha. Imagens de bicicletas. 14 bicicletas, todas bordadas. Registro de coisas que vi em 50 anos. Descrições da vida na Colônia Juliano Moreira. Notadamente ausente o nome de Rosângela Maria (Estagiária). É um trabalho antigo, antes dela.

Item. Escultura. Como eu faria um muro na beira de minha casa. Eu estilhaçaria vidro e fincaria os fragmentos, pontas para cima, no concreto. É preciso proteger a casa dos loucos e dos vendedores.

Item. Coleção de Botões. Qual a cor da minha expressão?

No ano da febre amarela nasci em Sergipe. Em Sergipe, passei meu Primeiro.Segundo.Terceiro. Terceiro.Quarto.Sexto.Quinto.Nono.Décimo segundo.Décimo quinto aniversário. No meu Décimo sexto aniversário, na Capela de Nossa Senhora das Lágrimas, ouvi a voz de Deus, e junto à voz de Seus anjos, doce e suave como a dama no Rio que vem vender pastel na Colônia, a preta que me deu pentes e botões no dia em que vim pro portão em meu multicolorido Manto de Apresentação. Naquele dia, eu disse, já ouvi sua voz antes. Ela disse, Como? A gente nem se conhece. Eu disse, Não, nos conhecemos muito tempo atrás. Ela esperou, pensou no que falar, disse, Onde, filho? Respondi, Na Capela de Nossa Senhora das Lágrimas. Ela fez o sinal-da-cruz. Nunca conte isto para ninguém. Ela ainda me visita. Manda botões e clipes. Encontro eles espalhados pelo pátio em lugares espertos e estratégicos.

No meu décimo sexto aniversário, Deus disse, És meu Servo. Olhei por toda parte, mas havia apenas minha mãe rezando.o padre rezando. dois outros.ninguém mais.

Item. Janela de Sandálias e Peneiras. 3 peneiras. 20 sandálias. 9 com tiras. 11 sandálias sem tiras. Aqui registro em 1 janela as 9 maneiras como o homem caminha em direção às coisas e as 11 maneiras como ele foge.

Lembrança. Na igrejinha de Nossa Senhora das Lágrimas estava Minha Mãe.também Luísa Silva Carvalho.também Nelson Rodrigues do Nascimento. Tinha um Jesus de gesso com uma mão quebrada e a própria Nossa Senhora. Disseram que ela estava chorando, mas seu rosto foi polido pelos dedos dos desesperados. Diziam em Sergipe, Toca nos seus olhos que ela chorará por você. Havia 4 bancos de igreja.2 portas.uma vespa voando alto nas vigas. Deus disse, Arthur, És meu servo. Sua voz estava muito alta. Olhei em volta. Pensei, Ninguém mais ouve isto.

Quando eu tinha 16 anos, Sua voz veio do canavial. Ele disse, És meu Profeta. Ele disse, Coloca 7 pedaços de cana na areia, ordena do menor para o maior. Obedeci. Depois ele disse, Corta 6 pedaços e ordena do mais azul ao mais amarelo. Obedeci. Mais tarde, o capataz os encontrou. Ele disse, Você está tentando roubar. Eu disse, Não. Ele disse, Então apanha a cana. Eu disse, Não, não posso. Os anjos me mandaram separar e classificar a cana. Ele disse, Filho, eu mandei você pegá-las. Eu estava chorando. Eu queria dizer Sim e pegá-las, eu sabia que ia dar problema, mas não consegui me mexer. Ele agarrou meus ombros. Não debocha de mim, ele disse. Eu quis dizer, Desculpe, não estou debochando. Mas, de algum lugar, uma voz disse, Fui mandado aqui para pôr ordem no mundo. Ele deve ter pensado que veio de mim, porque levantou o punho, e fugi correndo.


Item. Sem título. Uma coleção de chapéus de palha deixados por visitantes da Colônia Juliano Moreira, chamada por alguns de asilo de loucos, onde moro com 7 000 outros, onde banhos gelados.confinamentos.eletrochoques.lobotomias.praxiterapia são ministrados pela equipe.

Do meu quarto no asilo, consigo ver o pátio, onde os outros pacientes caminham.

Alguns estão muito doentes. Teve épocas que estive assim, falando, falando e não tinha ninguém ali. Não lembro muita coisa dessa época. Não lembro o que disse, somente que era urgente e importante.

No início, eu arrancava a linha da minha roupa para fazer meu bordado. A cada dia meus trabalhos ficavam mais bonitos e a cada dia minhas roupas ficavam menores. Por isso costuro principalmente em azul. Azul não é a cor de minha expressão. Azul é a cor das calças e roupas de cama dadas aos pacientes.internos.malucos.prisioneiros na Colônia Juliano Moreira, e era a única linha que eu tinha antes que eles começassem a chamar minha organização do mundo de "arte" e as pessoas começassem a me trazer sucata e outros itens de utilidade.

Às vezes eu costurava tanto, as idéias vindo tão rápido, que no fim sobrava apenas uma manga de camisa. Eu a usava lá fora, para perambular com os outros pacientes nus, que arrancavam as roupas porque pensavam que fossem camisas-de-força.abelhas zumbindo.fogo. Levava horas até o pessoal vir me apanhar. Levaram anos para perceber que eu andava nu somente por necessidade de meu trabalho, que se eu tivesse materiais amplos e apropriados, de boa vontade conservaria minhas roupas de cama.

Aqueles foram os dias mais lindos, escondido atrás das plantas abandonadas do jardim, deitado com pedrinhas colocadas ao redor da minha cabeça como uma auréola, no pátio não varrido com o calor do sol do Rio no meu pênis e na minha barriga.

Item. Bandeiras de navios. 18 navios que vi durante minha passagem pela terra. Incluindo destróier.encouraçado.marinha mercante.vapor. 18 portos, incluindo Rio.Bahia.Santos.Nova York Estados Unidos.Cidade do Panamá.Fortaleza.Natal. Uma lista de homens e suas profissões, começando pelos quatro empregos que Arthur Bispo do Rosário teve. Marinheiro.Lutador de boxe.Funcionário da LightIndústriaBrasileira.Messias.Médico.Enfermeiro.Policial. Ilustrações dessas profissões. Ilustrações de dezesseis insígnias da Marinha. Ilustração de uma bicicleta.tambor.ferro.artigos domésticos. Eu represento Nações e suas bandeiras.

Em Sergipe, de onde vim, fugi do capataz para dentro do canavial. Parei. Não ouvi quaisquer vozes, somente minha respiração ofegante. Ouvi, Arthur. Ouvi, Tudo está muito errado, não existe ordem. Eu disse, Onde você está escondido? Não consigo ver. Aquilo disse, Não estou escondido. Pare de brincar comigo, eu disse, Está me deixando louco, vou perder meu emprego. Aquilo disse, Todos temos um fardo. Pare de falar de forma esquisita, gritei, Mostre de onde está falando, ou de tanto bater transformarei você em polpa. Arthur, olha para a moita. Tinha uma moita de caatingueiro, e quando sacudi seus galhos, um pedaço de madeira se desprendeu com a forma de Nossa Senhora. Apanhei-o, eu estava tremendo. Esperei para ouvir mais alguma coisa, mas nada ouvi. Em casa, coloquei-o sobre a minha cama. Minha mãe perguntou, Que pau é este? Seu pecado, algo me fez dizer, e ela me olhou preocupada. Colocou a mão na minha testa. Ela disse, Você abandonou a plantação. O safado do capataz ia me bater, respondi. O capataz é seu tio, você não sabe? Ele veio porque está preocupado. Vi sua boca se mexendo, mas um grande estrondo ecoou nos meus ouvidos.

Item. Nomes de mulheres. Josefa.Luísa.Ana (Estagiária).Lourdes.Conceição dos Santos (Médica).Eugênia (Enfermeira).Izabel.Maria.Mercedes.Rosângela Maria (Estagiária).Escritos em círculos dentro de meu Manto de Apresentação com linha azul. 343 nomes, todos bordados em azul. Ponto em cruz. É o que usarei no dia em que jejuar e ficar mirrado e me tornar transparente, para aparecer diante de Deus com minhas criações. É um dos vários trabalhos que incluem Nomes de Mulheres. É o mais importante, com o nome de Rosângela Maria (Estagiária), que me ajudou a começar o projeto da organização das almas e das emoções do homem.

Ela disse, Arthur, dê meia-volta. É um manto muito bonito. Você estará radiante quando o dia chegar.

Com 7 anjos fugi de Sergipe, fugi de minha mãe, fugi com Nossa Senhora no bolso. Fui até o mar e caminhei pela areia e dentro da água, um dois três passos na superfície de luz cintilante, e aí perdi o equilíbrio e me encontrei nas ondas. Um pescador me viu de pé sozinho com água arrebentando acima dos meus joelhos e roupas molhadas. Ele disse, Você parece Jesus saído do deserto. Perguntou de onde eu vinha, mas não respondi. Eu estava organizando as ondas por seus tamanhos e cores e pelo ângulo em relação ao céu e à praia. Ele dependurou uma rede para mim. Ele disse, Dorme. Amanhã vou procurar alguma coisa para você. No meio da noite, acordei. Tinha uma criança de pé me observando. Tocou nos meus pés, e eu não tinha o que dizer e voltei a dormir. De manhã, a criança sumira, e não perguntei nada ao homem. Eu estava aprendendo que podia ver coisas que os outros não podiam. Ele me levou até o porto. Um capitão disse, Este rapaz nasceu para ser marinheiro. Perguntei, Qual a cor da minha expressão? O capitão pareceu intrigado, mas o pescador respondeu, Verde. Como o mar, eu disse.

Item. Nomes de 232 marinheiros, entre eles Recruta Antônio Nunes.Recruta Luiz Eduardo dos Santos.Recruta Severino Matoso.229 outros, inscritos na bandeira intitulada Vida de um Marinheiro, por Arthur Bispo do Rosário, data desconhecida.

Navegamos até a Arábia. Ali caminhei entre mulheres veladas e homens com turbantes ao vento. De volta ao Rio de Janeiro, bordei roupas para eles, com capuzes e mangas compridas e mantos. Bispo está fazendo roupas para gigantes, as enfermeiras sussurraram, e tive paciência com elas, pois não haviam visto o mundo. Certa vez no Cairo, vi um homem de pé no alto de uma torre cantando, e cataloguei aquele canto entre o uivo e a prece, abaixo do Maracatu, cantado pelas crianças no Sergipe, e acima do vento navegando sobre areia.

Em minhas viagens através do mar, classifiquei e organizei as nuvens. Criei três categorias, Nuvens em forma de navios, Nuvens que chovem, e Outras. De Natal a Lisboa, classifiquei-as pela velocidade com que se moviam, por Nuvens que lançam sombras e Nuvens evitadas por aves marinhas. Classifiquei a qualidade da luz na água em cinco tipos: Verde-Azul.Branco.Vidro.Verde.Outros. Organizei, após várias viagens, a agitação dos ventos nas velas. Havia 14 emoções experimentadas pelos marinheiros no navio, 11 experimentadas por mim. Não experimentei Erotismo.Raiva.Medo. Aquela foi minha primeira tentativa de classificar algo que não se consegue ver. Foi um projeto difícil. Foi antes de eu conhecer Rosângela Maria (Estagiária), mas no final fiquei satisfeito.

Cloral hidrato.haloperidol.pentobarbital.thioridazine.fluphenazine. Se fossem pílulas, eu escondia no alto da bochecha e cuspia no jardim como titica de passarinho sob uma árvore logo bem tranqüilizada. Se fossem injeções, eu berrava, agarrando-me a lembranças do mar, esperando passar as nuvens.
Sentei-me com o médico. Ele disse, Bispo, você foi marinheiro. Eu disse, Fui marinheiro.lutador de boxe.funcionário da LightIndústriaBrasileira. Ele disse, Quando você se tornou marinheiro? Respondi, Em 3 de outubro de 1928, comemorei a data numa Janela de taças de estanho, 10 taças.3 cordões. 1 mais 9 10 taças. 27 sombras projetadas dependendo da luz do dia. Ele disse, Mas você só tinha 17 anos. Sim, 17. E estava na Marinha havia quanto tempo? 12 anos. E durante quanto tempo você foi lutador de boxe? 2 anos. E por quanto tempo foi funcionário da Light? 6 anos. E quando veio para a Colônia, Arthur, diga novamente, sou novo aqui. 22 de dezembro de 1938, meia-noite, acompanhado por 7 anjos, eu com a lança na mão. Ele disse, Não estou entendendo a matemática. Você viveu 20 anos num período em que homens normais vivem apenas 10. Eu estava pensando, Como era possível isso! Ele disse, Arthur, quero falar sobre o motivo de você deixar a Marinha. Eu disse, Não preciso falar, posso mostrar minhas bandeiras, está tudo registrado lá, fui um grande marinheiro. Ele disse, A Marinha informou que você vivia brigando, vivia metido em confusão, não quero contrariar você, mas parte de sua terapia é entender o que é verdade e o que não é. Eu disse, Naveguei para Lisboa.Tânger.Cairo.Roma.Natal.Trípoli.Lisboa. Arthur, você sabe muita coisa sobre navios. Eu disse, Conheço destróieres.encouraçados.clíperes.veleiros.vapores. Você quer dizer que trabalhou nas docas e viu esses navios? Eu naveguei nesses navios, vi aves marinhas.baleias. golfinhos.ondas, Olhe a Bandeira Dois. Conheço a Bandeira Dois, é uma obra de arte maravilhosa. Não é Arte, é um Registro de minha Passagem pela Terra, é um Inventário do Que Vi. Arthur, é um inventário do que você imaginou. Vi atrás dele as sombras dos galhos da árvore. Notei quatro tipos de sombras, sombras feitas pelo homem.galhos.folhas-não-tremulando.folhas-tremulando. Ele estava falando, mas eu não tinha mais tempo para ele. Aquilo tinha de ser registrado.

Item. Bandeiras de navios 2. Embarcações em que naveguei na Marinha. Nações e suas características. Espanha.Portugal.Marrocos.Brasil.Cenas da Vida Diária na Escola Naval.Equitação.Tiro ao alvo.Calistenia.Refeições.Banda Marchando.Bandeiras do Mundo.


Fugi do meu navio quando estava no porto do Rio. Desembarquei com os marinheiros, e eles me levaram a um pequeno bar com música (samba.Josephine Baker.choro). Beberam cerveja.cachaça.água.uísque. Na parede centenas de garrafas. Dançaram com moças com batom.vestidos com babados.perfume.cabelos cacheados. Fiz um inventário das garrafas de cachaça. Tinha Bons Tempos.Consolo de Corno.Índio Apaixonado.Esquece Tuas Mágoas.Mulher Fogosa. Bebi água, depois cachaça. Quando o mundo estava rodando, colocaram minha mão na mão de uma moça, e ela me levou até um quarto com uma lâmpada vermelha.fotos de revista de mulheres.lençóis sujos.estante(copo vazio.Nossa Senhora das Dores.flores de plástico.livro com lombada rasgada). Ela disse, Você não é normal. Eu não disse nada. Estava ocupado catalogando suas dores. Tinha Abandono.Solidão.Amor.Violência, ela as exibia no rosto. Ela me tocou. Eu não disse nada.esperei.observei-a se mexendo, um movimento entre um navio no mar e a grama balançando, acima do choro e abaixo do riso.

Fugi. Eu havia terminado meu inventário da superfície do mar, e meu trabalho em terra firme me aguardava. Eu morava num casebre de madeira na praia. Cataloguei as conchas e seus sons, e mudei para a cidade, onde dormia em portões e observava as pessoas que passavam, uma tarefa imensa para um homem só. Na cidade, as pessoas me ignoravam.me jogavam moedas.atravessavam a rua para me evitar. Eu não me importava, tinha coisas demais para fazer. Certa vez, perto da igreja da Candelária, observei um homem bebendo café. Ele pagou um cafezinho para mim. Sentei-me e contei sobre o mar, e ele me fitou com um sorriso. Ele disse, Você parece forte. Eu disse, Eu sou, estive em Lisboa.Tânger.Cairo. Ele disse, Você luta boxe? Eu disse, Na Marinha, lutei com muitos homens. Ele disse, Você ganhava? Pensei, pensei, mas não me lembrei. Ele disse, 50 mil réis por uma luta. Você pode ser um astro. 50 mil réis, pensei. Eu poderia comprar roupas limpas,querosene para matar os piolhos.comida.cadernos. Poderia expandir à beça o Inventário se tivesse cadernos! Na minha mente não cabia mais nada, eu tinha de repetir repetir o Registro, sussurrava palavras que provocavam olhares preocupados nas pessoas estranhas.

Ele me levou para um depósito. Esperei, registrando o giro de um ventilador. À noite chegaram homens. Eles fizeram um círculo. No centro do círculo havia outro homem com cabelos compridos.roupas sujas.conversando.zangado. Eles me empurraram para o meio do círculo. Estavam berrando, mas eu não conseguia ouvir. Estava ocupado demais fazendo um inventário de seus rostos, Crueldade.Desespero.Ganância, quando o homem de cabelos compridos me bateu e eu bati nele e bati nele e bati de novo. A multidão ficou boquiaberta, eu registrei Euforia.Emoção. Removeram o homem do chão. Volte amanhã, disse o homem do cafezinho. Ele pôs as moedas na minha mão.

Item. Roupas de cama. Bordadas. Presenteadas a Rosângela Maria (Estagiária), que corou mas não contou.

Em meus cadernos registrei as ocorrências na cidade e minha passagem por ela. De noite, eu batia em homens como eu, Negros.Pobres.Trabalhadores.Malucos, e eles batiam em mim. Se eu vencesse, ganhava 50 mil réis. Se eu perdesse, ficava com 0 mil réis. Certa vez um homem me bateu com um anel, e a cor de minha expressão foi vermelha. Fugi. De noite, meu olho estava inchado, meu corpo estava cheio de febre.calor.tremores.quenteefrio. Tirei a roupa. Fui até o mar para afogar a febre, para dormir, para ir embora. Sonhei com a moça de batom.babados.cabelos cacheados e acordei na areia com uma ereção causada pelo sol quente e uma mulher lá perto gritando. Ouvi, Pervertido, senti botas em mim, depois ouvi, Olha os olhos dele. Cataloguei os diferentes passos e seus sons na areia ao se afastarem e voltarem e me pegarem num lençol e me carregarem.levarem de carro.atirarem num quarto, onde por três dias tremi e tentei gritar mais alto que anjos que me diziam que eu estava faltando ao meu trabalho, O mundo está passando por você. Depois vieram e me bateram.me chutaram.cuspiram em mim até que eu parasse de gritar. O inchaço no meu olho sumiu. Removi uma gosma amarela do olho e pude enxergar. Os anjos vieram e disseram, Você tem um trabalho por realizar, você está esquecendo seu dever para com Deus. Gritei, Me deixem sozinho. Sussurrei, Por favor, por favor, me deixem sozinho, por favor, eles nunca me soltarão se vocês ficarem falando. Os anjos entenderam. Os homens vieram e me bateram outra vez, e eu não gritei, e no dia seguinte abriram a porta da rua.luz brilhante, e imediatamente comecei a fazer um inventário dos Carros que passavam e não queriam parar.

Na Juliano Moreira, estou em pé diante de um espelho. Vejo meu paletó, suas faixas.botões.linha. Vejo o quarto.porta aberta.sombras lá fora. Não consigo ver-me, sou invisível. É um paletó maravilhoso, com muitos detalhes.

Os outros conseguem me ver. Sei o que vêem, registrei seus murmúrios. Eles vêem cabelos sujos.dentes amarelados.pés com unhas amarelas. Viram isso em Sergipe.Lisboa.Rio. Não tenho tempo para suas vaidades.

Rosângela Maria (Estagiária) olha e diz, Vejo um rei. É um paletó magnífico. Eu digo, Sou invisível. Você é, ela diz, o homem invisível mais bonito do Brasil. Do mundo, eu a corrijo, virando para ver as costas do manto, eu represento o mundo.

Item. Utensílios de Cozinha.Copos de Plástico.Pratos de Plástico.Bandejas de Plástico. Todos usados por internos.pacientes da Colônia Juliano Moreira. Parte da Série de Janelas sobre a Vida Diária.

Era verão, estava mais quente. Terminei um Catálogo dos Transportes Diários. Deus me disse que eu podia descansar. Eu esmolava nas esquinas das ruas e ajudava a carregar engradados. Fiquei longe da Candelária e do homem do café com seus 50 mil réis. Tomava banho no mar e comprei roupas brancas. No Carnaval dancei com uma moça negra escura, coberta de plumas, até que a multidão a afastou de mim. Voltei ao bar à procura da moça com batom.babados, mas ela não estava lá, só outra parecida com ela. Aquela pediu dinheiro antecipado. Eu tinha moedas, deitei-me do lado dela na cama durante uma hora até ela dizer, Você não vai fazer nada comigo? Na estante, a imagem de Nossa Senhora das Dores tinha sido substituída por uma imagem de Padre Cícero do Juazeiro, que também ouve as palavras de Deus. Ela abaixou a alça nos ombros dela, deixou que eu pusesse as mãos ali. Estavam mornos. Deixei minhas mãos repousarem sobre seus ombros mornos, e pensei, Oh, não, agora Deus vai pedir um registro de tipos diferentes de calor, mas os anjos estavam quietos, talvez estivessem gozando o Carnaval, também. Ela perguntou, Isto é tudo? Não respondi. Oquei, ela disse, cada um na sua, você não é o primeiro maluco que vejo. Só não peça seu dinheiro de volta.

Eu juntava moedas carregando engradados para os navios. Trabalhava a noite inteira e recebia o pagamento de dois homens. Aluguei um quarto. Comprei um lençol que dobrei e usei como cama, nunca dormi em nada tão macio na vida. O quarto tinha vista para um muro e uma árvore com mil sombras. Eu apanhava pedras no mar e colocava sobre o chão. Organizei-as por tamanho, e por cor, por ângulos e pela presença de saliências e sulcos. Certa vez, estava sentado diante do prédio e vi um homem chegar e abrir a caixa de fios. Conversei com ele. O que você faz? Eletricidade, ele disse, e vi o desafio e as possibilidades. Ouvi murmúrios, e segui-o até a LightIndústriaBrasileira, responsável pela iluminação e eletricidade da nação do Brasil.
Aqui observo 12 espécies de Calor, Lençóis.Sol.Madeira Queimando.Papel Queimando.Jaqueta.Verão.Fogão.Feijoa-da.Chá.Areia.Pedras.Ombros. Pense em como representar isso num bordado com linha azul.

Na Light, o homem na portaria me examinou. Ele viu um homem forte com camisa branca. Ele disse, Que tipo de trabalho você faz? Temi que os anjos estragassem tudo, mas ficaram calados. Eu disse, Gosto de usar as mãos.

Ele me levou até uma mesa. Seu primeiro trabalho, ele disse, apanhando um punhado de cores, Essas são aparas de arame que queremos reutilizar, preciso que você as separe.

Item. Notícias Diárias. Aqui coleto as notícias importantes da época:

Cidade de Teresina - Estado do Piauí - Maria Antônia Pereira da Silva, 22 anos, matou sua amiga com duas facadas no peito - A Vítima foi Maria de Jesus do Nascimento - 26 anos - Horas antes havia roubado uma galinha.
Monica Pereira Dutra - 15 anos - desapareceu de sua casa na Rua Neripi, 303 - Jornal - 17 de dezembro de 1988.
Matou sua Patroa para Roubá-la - Jurema Rangel Pereira - As vítimas foram Onovalda de Souza Manso e José Barreira Manso - corpos enterrados na fazenda - Jornal - 30 de julho de 1986.

Também incluídos na exposição: nomes coletados de jornais (16 Sandras, de Sandra Cristina a Sandra Teixeira, também os nomes Jeane.Solange), aumentando muito meu registro. Optei por listá-los a caneta, reservo meus mantos para os Nomes de Pessoas que Eu Conheci.
O médico disse, Bispo, se você está registrando a história, está omitindo o lançamento do homem no espaço, as eleições de presidentes. Você escreve somente as histórias de moças pobres Mortas.Desaparecidas.Perdidas. Esta pergunta não mereceu nenhuma resposta. Eu estava com pressa. Meu quarto estava se enchendo de jornais, e restava pouco tempo para ordenar os nomes.

Na LightIndústriaBrasileira, classifiquei os fios por comprimento. No final do dia, o supervisor apareceu. Ele riu, Não, meu amigo, por cores, eu devia ter explicado. Pensei, Por Cores? Claro que não! Mas nada disse. Aquele era um novo começo para mim, e os anjos estavam calados e amáveis. Permaneci de noite, e de manhã havia ordenado a minha mesa e a mesa do lado. Ele olhou para mim como uma coisa engraçada, e disse, Bem, Bispo, meu bom homem, devo estar com sorte. Difícil encontrar tal iniciativa num homem da sua idade.

Depois ele disse, Bispo, precisamos dessas lâmpadas de rua encaixotadas. Devem chegar a Fortaleza no final da semana, para iluminar o parque da cidade. É uma tarefa importante. Preciso delas embaladas pela Qualidade das Sombras Que Projetam.

Virei a noite trabalhando. Acendi uma por uma, fiquei no raio de luz, observei minha sombra. Classifiquei-as por Lâmpada Que Aumentava Minha Silhueta.Lâmpada Que Diminuía Minha Silhueta.Lâmpada Que Borrava Minha Silhueta nas Bordas, Lâmpada Que Projetava Minha Sombra com Forma de Animais ou Mulheres. Na manhã seguinte, ele perguntou, Bispo, que é isto? Respondi, Classifiquei as lâmpadas. Ele disse, As caixas estão cheias de lâmpadas com watts diferentes. Lembra-se do que pedi? Eu disse, Pediu para classificar as lâmpadas pela Qualidade das Sombras Que Projetam. Ele olhou para mim, viu Bispo Resmungando.Sacudindo a Cabeça.Discutindo Acaloradamente. Os sussurros retornaram, e eles me mandaram embora.

Na Colônia, subo pra cima do muro e fico ali até eles me mandarem descer. Vejo do alto do muro o Rio.montanhas.prédios.céu. Quando cheguei, subi no mesmo muro, vi o Rio.montanhas.céu. Vi os prédios subirem. Vi construírem arranha-céus.hotéis.apartamentos. Usavam cimento.vidro.fome. Cresceram rápido. São as casas de homens de negócios.turistas.políticos.brancos. Vi favelas crescerem. O que você acha que eu estava desenhando quando costurei mil pedaços de pano?

Item 2. 2 facas.pratos.fichas telefônicas.2 dúzias de páginas de jornais diários.2 anos passados com Rosângela Maria (Estagiária) estudando.trabalhando.sorrindo na Juliano Moreira.

Item. Acontecimentos na vida do Artista. Observe, a fuga de Sergipe. Observe, a vida no mar. Observe, fuga para o Rio, da LightIndústria. Observe a chegada na casa com os muros altos na noite de 22 de dezembro de 1938.

Item. Obras dedicadas a Rosângela Maria (Estagiária), que não riu quando dei para ela, que corou mas não se importou quando eu disse coisas que não pretendia.

Ela disse, Arthur, você consegue me costurar um vestido, um vestido fantástico, um vestido para as mulheres das Arábias? Consegue fazer um castelo para mim?

Aquilo no dia em que ela chegou, e a cor de minha expressão mudou.

Em meio às Paredes Brancas.Assoalhos Brancos, comecei com lixo. Agradeci a Deus por me trazer a este lugar sem distrações, este lugar de Paredes Brancas. Naqueles primeiros dias tinha Médicos e Enfermeiras, e vinham para mim com diagnósticos e seringas que geralmente me deixavam sonolento, mas eu continuava ouvindo: O Tempo está Se Esgotando. Eu queria repousar, mas Ele não deixava. Comecei com Madeira de caixas do mercado.Lixo de pilhas de lixo.Tecido dos lençóis. Registrava Ferramentas Diárias enrolando-as na linha azul de minhas roupas. Como eu trabalhava, não havia gritos, nem ameaças. Foram dias felizes, com freqüente nudez. O pessoal parecia aflito, mas alguns começaram a observar minhas representações. Eles disseram, Bispo, o que é isto? Seguraram a faca que envolvi com linha azul, a Faca da Múmia, na qual eu incluíra o rótulo Faca. Ficaram perplexos com minhas respostas, eu sei, mas começaram a trazer botões.madeira.pentes.bonecas.

Outros vieram. Talvez você tenha me visto no programa de TV Fantástico na matéria sobre o asilo de loucos. Estou lá no fundo, trabalhando em minhas representações. Talvez você as tenha visto, no Museu, em 1982. Eu vi fotos. No Museu havia uma placa. Estava escrito: Imagens dos Loucos. Eles debateram: isto é Arte ou Brincadeira de Criança? Será o louco um artista? Isto é Terapêutico? Eu não fui ao Museu, em 1982. Eles disseram, Vem, Arthur, mas eu estava ocupado com os planos do meu Manto da Apresentação, eu não tinha tempo.

Não respondo a perguntas. Não me importo com mentes menores. Não tenho tempo. Mesmo as pessoas de bem, que chegam e observam, estão erradas. Eu digo a elas, Isto não é Arte, é um Registro, gostaria de parar, não sou um Artista, mas um Servo de Deus, um Deus que resmunga e uiva para mim quando atraso meu trabalho para falar com críticos de arte e repórteres.

Os Médicos e as Enfermeiras são pessoas com Esposas.Maridos.Bebês.Casas. Não quero nada disso. Tenho muito que fazer.

Item. Mapa da Colônia Juliano Moreira. Item. Bandeira. Nomes de homens e suas profissões.

Item. Janela. Ferramentas usadas em jardins.

Item. Janela. Nomes de Ruas. Alguns envolvidos em linha azul.

Item. Palavras que começam com L, 12a de uma série de 26.

Itens, incompletas. Um registro de pensamentos que pensei. De palavras que ouvi.

Item. Bandeira. Vistas do Rio do alto do muro da Colônia Juliano Moreira, onde às vezes me sento.

Rosângela Maria (Estagiária) disse, Arthur, aqui está um livro, um Atlas do Mundo. Encontrei no mercado de pulgas na Liberdade. Esconde embaixo da cama. Você sabe que eles pegarão o livro se descobrirem com você.

Com o Atlas do Mundo, completei,

Item, Misses. 24 bandeiras, Representações das Mulheres Bonitas e seus Países, inspiradas na transmissão da TV Globo, agosto de 1983. Miss Rússia. Miss Israel.Miss França.Miss China.Miss Austrália.Miss Canadá.Miss Japão.Miss Brasil. Cada bandeira com características de uma nação e suas mulheres, Geográficas. Econômicas.Históricas. 24 tipos diferentes de Beleza Feminina. Bordadas com linhas de 6 cores, todas trazidas para mim por Rosângela Maria (Estagiária). 200 cm x 50 cm, cada uma presa a um mastro de mesmo comprimento, cada mastro envolto em linha azul. Na TV, Miss Espanha vence. Mas, na verdade, Rosângela Maria (Estagiária.Bonita) vence. Ela e eu sabemos.

Rosângela Maria (Estagiária) tinha Olhos Castanhos.Cabelos Castanhos.Cabelos Cacheados. Suas mãos eram macias como feltro novo. Toquei-as uma vez, uma só vez. Ela sentou-se ao lado de uma Representação. Ela perguntou, O que é isto? e falei sobre meu Lar.Mãe.Uivo. Ela apontou e perguntou, O que é isto? Contei sobre a Marinha, contei sobre Bispo lutador de boxe, contei sobre a LightIndústriaBrasileira. Tentei certa vez dar um beijo nela, mas ela contou que tinha medo. Deixei que fosse embora. Gritei gritei comigo, Como você foi fazer isso! Ela não vai voltar! mas voltou sim. Ela disse esquecida, perdoada. Rindo.
Eu tinha 75 anos. Perguntei, Quantos anos você tem? Rosângela Maria (Estagiária) riu e disse, Adivinha. Eu disse, 14, 73, 64. Ela riu de novo e disse, Não seja um matemático, Arthur. Faço 27 anos na próxima quinta-feira.

Item. Registro de itens pertencentes a Rosângela Maria (Estagiária), dados ao Artista entre 1981 e 1983, Pente com Mecha de Cabelo.Espelho de Mão. Disco.Boneca.Duas jarras contendo os fragmentos de duas cartas. Uma intitulada Adeus, Arthur, Uma intitulada Marido.Bebê.São Paulo. Esta com fragmentos de uma foto rasgada.

Eu disse, Talvez eu já tenha idade suficiente para sossegar. Ela disse, Acho que você registrou tudo. Eu disse, Acho que meu trabalho está quase pronto.
Ela disse, Você devia começar de novo. Eu disse, Como do zero. Ela disse, Como um menino novamente.
Eu disse, Não estou mais tão ocupado. Ela disse, Você tem tempo. O que você mais deseja? Você tem o mundo, Arthur. Eu disse, Esposa.Marido.Bebê.Amigo.Casa.
Ela se calou. Uma calma surgiu em seu rosto. Nele vi Tristeza.Dor.Alegria.Amor.Conclusão.


02 de julho de 2015
Daniel Mason

Nenhum comentário:

Postar um comentário