O governo das Filipinas alertou que se o Canadá não aceitar formalmente a remessa de lixo, ela será descarregada nas águas territoriais do país.
Alguns anos atrás, uma empresa canadense despejou toneladas de lixo no território das Filipinas. O presidente Rodrigo Duterte ordenou, nesta quarta-feira (22), que este lixo seja enviado de volta ao Canadá.
A carga de lixo virou motivo de disputa diplomática. Ottawa já tenha anunciado que iria recuperá-la, mas, segundo o porta-voz do governo filipino, o envio já foi efetuado.
Na semana passada, Manila retirou seu embaixador em Ottawa porque o Canadá não cumpriu o prazo de 15 de maio para repatriar os dejetos.
Salvador Panelo, porta-voz do presidente filipino, disse à imprensa:
“Se o Canadá não aceitar o lixo, vamos despejá-lo nas águas territoriais ou 12 milhas náuticas no mar a partir da linha de base de qualquer das costas do seu país.”
O lixo está armazenado em dezenas de contêineres que uma empresa canadense enviou para as Filipinas em 2013 e 2014 – aparentemente para reciclar – e a questão sobre o que fazer com ele já é um problema há anos, informa o UOL.
23 de maio de 2019
renova mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário