sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

A PROPÓSITO DA NARRATIVA SOBRE A JOANA D'ARC BRASILEIRA, A CEARENSE JOVEITA FEITOSA

 

Hua Mulan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Mulan (desambiguação).
Hua Mulan

畫麗珠萃秀 Gathering Gems of Beauty (梁木蘭).jpg

Ilustração datada da dinastia Qing, representando Hua Mulan no álbum Reunindo as Joias da Beleza (畫麗珠萃秀), que encontra-se atualmente conservado no Museu Nacional do Palácio em Taipé.
Chinês tradicional:花木蘭
Chinês simplificado:花木兰

Hua Mulan (chinês tradicional: 花木蘭, chinês simplificado: 花木兰, pinyinHuā Mùlán), também conhecida pela transliteração Fa Mulan, é a heroína que disfarçada de guerreiro, se une a um exército exclusivamente masculino conforme descrito no famoso poema narrativo chinês A Balada de Mulan (chinês tradicional: 木蘭辭, pinyin: Mùláncí). A obra foi composta no século VII, durante a maior parte do qual a dinastia Tang (618-907) governou a China. A coleção de cantos à qual pertencia Hua Mulan originalmente se perdeu, no entanto, preserva-se hoje uma versão posterior, incluída em uma antologia de poemas líricos e baladas compilada por Guo Maoqian no século XI ou XII.[1] 

Durante séculos se há discutido se Hua Mulan foi uma pessoa real, uma personagem histórica, ou uma criação fictícia. Até hoje não foi possível determinar com certeza se a balada tem base histórica ou não. 

Sua história originou vários filmes: Mulan (1998), Mulan II (2004), Hua Mulan (2009), Mulan (2020).

26 de fevereiro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário