segunda-feira, 5 de agosto de 2024

RESUMOS OBJETIVOS DOS TRÊS PROJETOS / PROGRAMAS

 RESUMOS OBJETIVOS DOS TRÊS PROJETOS/PROGRAMAS

UM DEDO DE PROSA

O PROJETO PRETENDE ABRIR UM BATE-PAPO REFLEXIVO, ABORDANDO TEMAS DO NOSSO COTIDIANO, TEMAS CONTEMPORÂNEOS, PARA QUE  POSSAMOS NOS APROXIMAR DAS GRANDES MUDANÇAS QUE ESTÃO OCORRENDO EM NOSSA SOCIEDADE, TENTANDO COMPREENDÊ-LAS, JÁ QUE AFETAM AS NOSSAS VIDAS, ALTERAM NOSSAS RELAÇÕES E COSTUMES, E QUEBRAM OS PARADIGMAS QUE ORGANIZAVAM OS PADRÕES COMPORTAMENTAIS E INSTITUCIONAIS.

POR SER UM 'PAPO' ABERTO, NÃO TEM A PRETENSÃO DE ESGOTAR O COMPLEXO CONTEXTO DE TAIS MUDANÇAS, MAS PROVOCAR AS DIVERSAS E POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES, QUE LANCEM MAIS LUZES SOBRE O QUE VEM AFETANDO A SOCIEDADE.

ESSE PROJETO SE DESENVOLVERÁ, COM A CRIAÇÃO  DE DOIS PERSONAGENS, (ADERBAL & PEDROSA), QUE ATRAVÉS DO DIÁLOGO TROCARÃO IDÉIAS E IMPRESSÕES SOBRE TAIS MUDANÇAS, ATRAVÉS DE UM OLHAR CRÍTICO E POLÊMICO.

LONGE DA PRETENSÃO DE ESGOTAR A COMPLEXIDADE DE TAIS TRANSFORMAÇÕES,  MAS APENAS ABRIR UMA JANELA, PARA TENTAR COMPREENDE-LAS E ENXERGAR A POSSIBILIDADE DE UMA NOVA PAISAGEM.

UM POSSÍVEL SEGUNDO CAMINHO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

ASSIM SE DESENVOLVERÁ  ESSE PROJETO, ATRAVÉS DO MONÓLOGO DE UM PERSONAGEM, QUE EM SEUS PASSEIOS SOLITÁRIOS, SE INTERROGA SOBRE TAIS MUDANÇAS, COM UM OLHAR CRÍTICO E POLÊMICO, LANÇADO SOBRE A REALIDADE SOCIAL.

............................................

 CAFÉ COM MARIO

A proposta desse projeto/progama, é um papo sobre generalidades, com opiniões  de caráter pessoal, sobre vários assuntos, que, normalmente integram o imaginário social, 

Todas as épocas, têm seus mitos e fantasias que de modo geral, simbolizam as "verdades" de um determinado momento da história, que sempre orientam as visões de mundo, e nem sempre, alcançam um patamar permanente no pensamento humano. 

Assim como surgem, desaparecem, ou se transformam em crenças...

São muitas vezes movidas por interesses ocultos, que visam alcançar determinados resultados, sejam sociais, culturais ou  políticos. 

Curiosidades e eventos exóticos, ou estranhos, que são capazes de representar a grande diversidade das culturas humanas, também se agregam aos propósitos desse projeto/programa.

Trazer à superfície tais matérias e questões, é a finalidade última desse projeto, que está longe de pretender esgotar a complexidade de tais transformações, mas apenas abrir uma janela para tentar enxergar a possibilidade de uma nova paisagem.

DO PROJETO

Desenvolver-se-ia através da simulação de perguntas, que seriam feitas por supostas personagens, desencadeando os diálogos, que construiriam o corpo do programa.

Pode-se também optar pelo livre discurso, na abordagem de temas que envolvam as grandes transformções que ocorrem no Brasil e no mundo. Notícias que a grande mídia não divulga, mas que são importantes para ampliar o olhar sobre as mudanças que estão ocorrendo em nosso planetinha azul.


...............................................


O VENENO DA JARARACA

 É uma proposta que pretende ser um misto de sátira, de observação crítica dos costumes e de ironia dos padrões comportamentais "amestrados", ou melhor, condicionados e manipulados, que organizam aquele 'mundo morno' regrado por normas sociais e por preconceitos, que nunca são questionados, mas seguidos cegamente, automaticamente.
Temos assim, a definição do propósito do "O veneno da jararaca": uma sátira!

Criando personagens e cenas, retirados da realidade da vida cotidiana, bem como a própria realidade com seus atores reais, constrói um retrato entre o cômico e o real.

O fim último é a ironia e a sátira à ausência de uma consciência crítica, de uma falta de percepção do grande engôdo da "gaiola social", que aprisiona mentes e corações.

Manipulando a sociedade, uma mídia insidiosa e perversa constrói a falácia do maravilhoso e dourado mundo do consumo excessivo de inutilidades, com arte e sedução psicológica, criando necessidades que não fazem parte da natureza humana, não contribuindo para o seu verdadeiro  propósito, de desenvolvimento de suas virtudes naturais.

DO PROJETO

Como desenvolver essa sátira social? 
Com a criação de dois personagens, com visões de mundo diferentes: Altamiranda & Epaminondas.
Um casal amigo que conversa, em seus encontros, sobre os costumes, acontecimentos e as inovações que ocorrem na sociedade.

Altamiranda, uma otimista aposentada, para quem todas as coisas existiam por uma razão de natureza benéfica ao homem e à sociedade.
Desenvolveu mesmo a "filosofia da tolerância", que procurava explicar os pesos e contrapesos que equilibravam o convívio social, sem o qual, retornaríamos a barbárie.

Epamiondas, um pessimista, anarquista, desempregado, que em tudo enxerga propósitos que servem a interesses, que de nada  prestam para desenvolver ações e comportamentos saudáveis na sociedade. 
Via em tudo a mão invisível do Sistema, que controlava com sutis artimanhas, comportamentos e costumes.
Crítico amargo e severo dos modismos, com olhar observador e satírico, ironizava a fácil adesão das pessoas, que não percebiam o jogo da manipulação para alcançar determinados fins.

Definidos os personagens e suas posturas sociais, os diálogos se constroem na observação do cotidiano que os cercam, sempre focados nas ações, acontecimentos e comportamentos.

Assim se desenvolverá o projeto O VENENO DA JARARACA, através dos diálogos de Altamiranda e Epaminondas, sendo o cenário, o espaço social do cotidiano.

Definir a frequência de apresentação do programa: semanal, ou quinzenal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário