DIÁLOGO PROVÁVEL... TENTANDO ENTENDER O MUNDO
A leitura de algumas notícias, nos levam a pensar sobre o nosso mundo contemporâneo, e suas dificuldades ao enfrentar profundas alterações e conflitos de poder em vários níveis de uma cultura em transição, o que deu margem ao diálogo provável, cujo excerto transcrevo, tal como ocorreu.
(Pedro) - E o momento atual do planeta, é complicado, ecológica e culturalmente! Um tempo de grandes e profundas transformações na sociedade, com tecnologias inovadores quebrando paradigmas e mudando a história política, cultural e econômica do mundo. Tenho lido sobre as grandes alterações que o Renascimento desencadeou no Medievo, estabelecendo um paralelo com a situação contemporânea.
Estamos diante do nascimento de um novo mundo, como aconteceu com o ciclo das grandes navegações, de Cabral e Colombo.
(José) - Muito boa reflexão... Uma grande guerra religiosa, cultural e econômica se aproxima. Ou já se iniciou de forma ainda discreta...
(Pedro) - Já se iniciou, mas é uma confabulacao de bastidores. Tenho acompanhado a gigantesca transformação do país amarelo! Estou impressionado com o desenvolvimento da China, nos campos da tecnologia, educação e transformação do processo de produção! Fico com a impressão de que o Ocidente ficará "amarelo". A educação das crianças e dos adolescentes, é algo extraordinário! Também uma inovação, se considerarmos o modelo educacional ocidental, ainda com acentuadas características "maternais" no tratamento pedagógico da educação.
A criança é uma "invenção ocidental". Não havia essa 'fase' no medievo. É o que leio em historiadores.
A automação no sistema de produção, é surpreendente!
Um sistema produtivo de uma fábrica com 20 funcionários e 200 robôs fabrica um automóvel em 76 segundos!! Um exemplo, entre tantos outros assombros tecnológicos!!
O que isso provocará internacionalmente, é quase imprevisível para 99% da população, que não tem acesso aos bastidores das discussões Políticas internacionais que, certamente ocorrem. Um novo eixo de dominação está apontando no horizonte de um novo ciclo histórico.
É o Renascimento de antigas culturas, que estão vivenciando um novo momento de suas tradições. Sem falar da Índia...
Enquanto isso, nosso centro ocidental de referência, os EUA, se contorce numa guerra ideológica, que desequilibra o mundo ocidental.
(José) - É matéria para se refletir... Uma nova face histórica que surpreende e exige reflexão.
02 de abril de 2025
prof. mario moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário