Sou gateiro confesso! Não quero dizer que amo apenas os gatos. Não! Amo os animais de um modo geral. Entre os domésticos, aqueles que aceitam conviver com os humanos, e que nos conquistaram desde os início, o cão, pelo amor que sentem pelos seus tutores, pela fidelidade, pela proteção que nos dedicam, pela alegria festiva que estão sempre a demonstrar aos seus tutores, às crianças, mesmo com todas as incoveniências que elas demonstram no trato com eles, são pacientes e afetivos, tudo tolerando pacificamente.
Mas, por sentimentos que ignoram, tenho uma predileção em conviver com os gatos, cujo comportamento silencioso, imperial, seletivo, pela quietude ritual, sim... os gatos são ritualisticos.
A antiguidade, em algumas culturas, os tinham por animais sagrados!
A história desse companheirismo é mais interessante do que imaginamos.
Não vou descrevê-la, pois seria um texto demasiado longo. Opto por dar alguns endereços, para simplificar e não cansar os amigos, dando a opção de aguçar a curiosidade daqueles que desejarem esse conhecimento sobre um animal, hoje já melhor aceito, competindo com o cão.
Também são vigilantes, alertas a qualquer presença ou ruído estranhos!
Acredito que essa crescente aceitação do gato, deve-se a ser uma espécie nada exigente, em termos de espaço, muito asseado, silencioso, e cuja dedicação ao tutor, demonstra de modo muito peculiar, com carícias felinas, de difícil descrição, muitas vezes não percebida pelos tutores distraídos. São territorialistas! Marcam seu ambiente, com o cheiro imperceptível de seus hormônios. Marcam inclusive o seu tutor, e as pessoas que amam.
Sedutores, nos conquistam de imediato! De natureza mansa, quase não se manifestam, escolhendo e marcando lugares discretos para o seu relaxamento.
Ah! se pudéssemos aprender com eles essa arte de repouso absoluto!
Ter um gato, é uma aventura plena de surpresas, de apredizagem quase zen!
Por ser um gateiro convicto, convido meus amigos navegantes, a viverem essa experiência, de ser tutor de um gato!
Persa, Angora, "pé-duro"... ou raças mais sofisticadas, pouca diferença fará, considerando que o atavismo da espécie manifestar-se-á em todas as gerações!
Tenho dois persas e dois "pé-duros", e a alegria e o amor recebidos são os mesmos.
Até mais ver, com o seu gatinho!
15 de agosto de 2025
prof. mario moura
asabedoriasdavelhice.blogspot.com
https://www.vidamaisromrom.com.br/artigos/gatos-e-humanos-uma-longa-historia-de-companheirismo/#:~:text=Gatos%20no%20Antigo%20Egito,mas%20tamb%C3%A9m%20de%20prote%C3%A7%C3%A3o%20divina.
https://www.adoteumronrom.com.br/single-post/2016/08/30/a-hist%C3%B3ria-conta-gatos-e-humanos-t%C3%AAm-uma-rela%C3%A7%C3%A3o-mais-profunda-do-que-imaginamos#:~:text=Quando%20isso%20ocorria%20de%20forma,homem%2C%20nunca%20mais%20o%20deixou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário