sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

VIVENDO DE LUZ, OU VÁ ENGANAR O CACETE!!!

Ontem à noite, por falta de programa melhor e excesso de preguiça, assisti um documentário chamado “Vivendo de Luz”, que aborda pessoas que supostamente não comem, não bebem – no meu tempo isso se chamava “viver de brisa” –, não evacuam, não urinam, só se alimentam de luz e, apesar disso, são pessoas normais.

Para começo de conversa, dada à essa óbvia impossibilidade bioquímica, confesso que já comecei a assistir o troço meio pau da vida, mas me animei ao ver que médicos também começaram a dar declarações sobre o assunto. Eram dois hindus, um alemão e um francês.

Papo vai, papo vem, eles falando das “óbvias impossibilidades” e eis que aparece o primeiro fotófago, fantasiado de guru, disposto a se submeter a um teste em um hospital na Índia sob a supervisão de um médico. Ele ficaria dez dias fechado em um quarto sendo monitorado por câmeras 24 horas por dia. Se ficou, não sei. Mostraram apenas algumas sequências do maluco em posição de lótus e mais nada e, a seguir, o doutor Sri Matabarata Não Sei das Quantas deu seu depoimento dizendo que aquilo era fantástico, etc. e tal.

Corta pro dotô alemão e uma mulher que disse ter adquirido o poder de viver de brisa através de um pregador, que mais se assemelhava a um crente da Universal, se submete ao mesmo teste durante os mesmos dez dias, com a diferença que ela sairia do quarto uma vez por dia para fazer uma batelada de exames. No final, a mesma cantilena: veio o dotô Fritz e disse que era impressionante que os exames dela se mantiveram normais apesar do jejum, mas não mostrou evidências de nada.

Com o francês, docteur Jacy Borreaux de Couproir, la même chose.

Depois do final apoteótico do documentário que não documentou, eu, que pensava que o negócio era sério, fiquei imaginando se esses médicos têm vergonha na cara, se eles não temem perder pacientes com essa pantomima, o quanto eles ganharam para participar dela e quem foi que os comprou.

Saí mais pau da vida que entrei.
Por Ricardo Froes

Nenhum comentário:

Postar um comentário