sexta-feira, 12 de junho de 2015

SETE CELEBRIDADES QUE MUDARAM DE GÊNERO - OU DE SEXO


Para além de Caitlyn Jenner, outros famosos deram o que falar quando assumiram nova identidade



113Bruce Jenner como Caitlyn, em cena da série-documentário 'I Am Cait', do canal E! (Foto: VEJA.com/Reprodução)





Voltar ao início

LegendasTodas as mídiasSlideshow


Bruce, ou melhor, Caitlyn Jenner, não foi a primeira celebridade a chocar o mundo ao sair do armário com roupas e identididade diferentes das que costumava usar. A ex-atleta olímpica, mais conhecida por ser o padrasto da socialite Kim Kardashian, se tornou o centro das atenções da imprensa de fofocas americana ao anunciar que, na verdade, era mulher. Pouco tempo depois, assumiu completamente o novo gênero e estampou a capa da revista americana Vanity Fair com sua nova identidade. "Me chamem de Caitlyn", pedia na capa.

LEIA TAMBÉM:

Padrasto transgênero de Kim Kardashian bate recorde na TV ​

Padrasto de Kim Kardashian vira documentário - e também mulher


Para além de Bruce/Caitlyn, outras celebridades deram o que falar quando anunciaram suas novas identidades sexuais. No Brasil, foi o cartunista Laerte quem pôs a questão em pauta. Mas há outros casos, como o da modelo Lea T e o da atriz Thammy Miranda, filha de Gretchen, que recentemente anunciou que pretende ser "um homem diferente". Confira abaixo a lista de celebridades que desafiaram o padrão de gênero:

As celebridades que desafiaram o conceito de gênero


1 de 7(Foto: Reprodução/Reuters)

Caitlyn Jenner

O ex-atleta olímpico Bruce Jenner, mais conhecido como o padrasto da socialite Kim Kardashian, virou notícia depois de declarar que se via como mulher e que pretendia mudar de gênero e de sexo. A partir daí, passou a ser o centro das atenções no reality show Keeping up with the Kardashians, bateu recorde de audiência na TV com uma entrevista exclusiva ao canal ABC e posou de vestido para a capa da revista americana Vanity Fair, em que pede: “Me chamem de Caitlyn”. À revista, Jenner afirma diz ansiar para que o público conheça o seu lado mais feminino. Por enquanto, Caitlyn, que ganhou uma seguidíssima conta no Twitter, não fez a cirurgia de mudança de sexo, mas ela está em seus planos.

2 de 7(Foto: João Cotta/TV Globo/VEJA)

Thammy Miranda

Thammy Miranda, que chegou a iniciar uma carreira seguindo os passos da mãe, a reboladeira Gretchen, assumiu-se transexual em 2014. A filha da “Rainha do Bumbum” passou a infância no Nordeste e ficou conhecida quando se lançou como funkeira em 2000. Não demorou para que posasse para capas de revistas masculinas. Dez anos mais tarde, contudo, ela se assumiu homossexual e iniciou o processo de transição de gênero com cirurgias para a retirada do útero, ovários e seios, mas a genitália continua a original.

3 de 7(Foto: Marco Pinto/VEJA)

Laerte

Depois de se consagrar com seus desenhos, Laerte Coutinho se tornou uma figura de proa da população transgênera, pela qual vem militando em tirinhas e entrevistas. Laerte afirma ter se descoberto transgênero depois do telefonema de um fã, que apontou em uma tirinha, na qual o personagem Hugo se vestia de mulher, um desejo enrustido da cartunista. O anúncio público foi feito em 2010, quando Laerte se assimiu cross-dresser -- pessoa que gosta de vestir como alguém do sexo oposto. Daí em diante, o cartunista -- ou a cartunista, como prefere -- vem se tornando cada vez mais feminina, com enchimento nos seios e cabelos loiros. Uma cirurgia para mudança de sexo, no entanto, não estaria no horizonte.


4 de 7(Foto: Reprodução/VEJA)

Lana Wachowski

Desde o lançamento de Matrix, o diretor Larry Wachowski era pauta de comentários sobre a sua orientação sexual. Em 2012, o cineasta veio a público confirmar os boatos que diziam que mudaria de gênero. Em um evento da indústria cinematográfica, Wachowski se apresentou a todos como Lana.
5 de 7(Foto: AgNews/VEJA)

Lea T

Lea T é o nome artístico de Leandra Medeiros Cerezo, a modelo filha do ex-jogador de futebol Toninho Cerezo. Leandra, na realidade, nasceu Leandro em 1981, na cidade de Belo Horizonte. A modelo transexual brasileira tornou-se famosa na Europa após participar de campanhas para grifes como a Givenchy, em 2010. O estilista e companheiro Riccardo Tisci foi o responsável por introduzir Lea no mundo das passarelas. Em março de 2012, Lea foi submetida à cirugia de mudança de sexo, mas, mesmo após o procedimento, ainda diz sofrer com o preconceito.
6 de 7(Foto: Divulgação/VEJA)

Laverne Cox

A atriz transgênero não revela seu nome de batismo, mas não esconde de ninguém que sofreu abusos e violência na infância por ser um garoto que não se enquadrava nos padrões masculinos, que tinha trejeitos femininos e que amava o balé. A sua franqueza fez dela, em 2015, uma das pessoas mais influentes segundo pesquisa da revista americana Times, que considera Laverne Cox um exemplo para quem luta por reconhecimento e igualdade. A atriz ganhou espaço na televisão americana em 2010, com a série TRANSform Me, que produziu e apresentou no canal VH1. Mas foi em 2013 que ela de fato caiu nas graças do público, graças à série original da Netflix Orange Is The New Black, em que interpreta a presidiária Sophia Burset. O trabalho lhe rendeu uma indicação ao Emmy.
7 de 7(Foto: Reprodução/VEJA)

Ariadna

A participação de Ariadna do Big Brother Brasil em 2011 foi controversa, pois ela não revelou que era transexual. Seu nome de batismo era Thiago Arantes, mas em 2008 Thiago fez a cirurgia de mudança de sexo na Tailândia, país conhecido por ter uma burocracia que facilita o procedimento. Após sua participação no BBB, Ariadna passou por outras mudanças que ajustaram a sua estética corporal à nova identidade sexual. Atualmente, está casada com um Italiano.

O clã Kardashian




1 de 9(Foto: VEJA.com/Reprodução)

Bruce Jenner - Caitlyn Jenner, padrasto

O ex-atleta olímpico de declato tornou-se popular por ser o padrasto das socialites Kardashians, relação contraída pelo casamento de 22 anos com a mãe de Kim e suas irmãs, Kris Jenner, de quem se separou em 2013. Eles tiveram duas filhas, Kendall e Kyllie. Este ano, Bruce voltou aos holofotes ao declarar-se mulher. Pouco tempo depois, passou a se vestir como uma e agora pede para ser chamado -- ou chamada -- de Caitlyn.

12 de junho de 2015
Veja





Nenhum comentário:

Postar um comentário