Qua, 28/02/2024
Sempre será objeto da curiosidade, para os que especulam a razão dos fatos e acontecimentos, "por que estudar na maturidade?"
Reduzindo o espaço da questão "por que estudar na maturidade" ao âmbito de seus dois principais eixos, o formal e digamos, o informal.
O primeiro, formal, se define pelas normas do processo escolar, educacional, em seus três níveis, aos quais veio a se somar, um quarto, a educação do adulto.
Sob o ângulo oficial, há todo um regramento burocrático, destinado ao ensino do adulto.
Não é esse, porém, que interessa ao propósito desse diálogo, mas a "educação" informal como busca de conhecimentos espontâneos, mais conectos a responder à alguns questionamentos, digamos independentes, e que poderíamos considerar pedagógicos, potencialmente voltados para resolver problemas práticos do dia a dia, bem como conhecimentos mais refinados, destinados a potencializar desafios e questionamentos da própria existência, em seus aspectos emocionais e intelectuais.
O primeito momento da busca de conhecimentos para uso na vida prática, está associado a grande transformação
que a tecnologia vem promovendo nos padrões costumeiros da vida diária.
Importante observar, em um primeiro momento, que não conversamos mais com pessoas, e sim com máquinas!
É relevante notar que isso altera substancialmente, um conjunto de costumes, quebrando a interação de relacionamentos, que eram feitos de pessoas para pessoas.
Esse rompimento, com uma estrutura em que as pessoas eram identificadas, nomeadas, sofreu uma abrupta alteração! A tecnologia transformou pessoas, em números, em fantasmas, seres anônimos. em códigos, nos quais são reconhecidos por pontuações, por medidas sociais econométricas, por volume de consumo.
São condições em transição, sem dúvida! Instáveis, em que o Sistema está em busca de organizar novos modelos de relacionamentos.
Um novo ciclo histórico, do qual nascerá um novo ser humano, uma nova sociedade, que no momento, sofre a quebra dos paradigmas que até aqui, nortearam vidas e normas.
Então, o núcleo básico de tais questionamentos, situado nas mudanças sociais, resume-se, para a nossa abordagem, na seguinte questão: como conciliar o idoso, o "maturo", com o novo contexto tecnológico, preparando-o para conviver com esse modelo social, tecnológico, sinalizado com novas regras de acesso à serviços diversos?
É a isso que a SENIUM LONGEVIDADE SAUDÁVEL, através de uma plataforma educacional, se propõe a oferecer, modulando graus de conhecimento e aprendizagem, na direção de formalizar práticas, que não apenas atualizem conhecimentos, mas que incluam o idoso na vida moderna, prática, possibilitando-lhe que se adapte as ferramentas do Sistema, integrando-o nesse novo "modus operandi", poupando-lhe o constrangimento de não saber como operar as novas tecnologias.
Outros campos de estudos, de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal, são oferecidos pela plataforma SENIUM EDUCACIONAL, como por exemplo, cursos que habilitem as pessoas 50+, a lidarem com o dinheiro, através do controle financeiro, de aplicações de recursos excedentes, ou que as informem acerca de como se defenderem das fraudes digitais.
Sempre é tempo de crescimento pessoal, de desenvolver aptidões adormecidas, ou de renovação dessas habilidades.
Que tal a experiência de aprender a redigir, para relatar memórias afetivas, que fizeram parte importante do nosso crescimento emocional? Ou, apenas acordar nossa vocação para escrever contos, ou ensaios, pequenas narrativas críticas do nosso cotidiano, enriquecendo o nosso "ócio criativo"?
A SENIUM LONGEVIDADE SAUDÁVEL através da sua plataforma SENIUM EDUCACIONAL, pode contribuir para despertar sua potencialidade para o lazer da arte de escrever, com o curso
"INICIAÇÃO À ESCRITA CRIATIVA E RECREATIVA"
O prazer de libertar idéias e emoções
Ou até mesmo desenvolver o hábito da leitura, através de análises literárias?
Todo um campo de desenvolvimento das nossas potencialidades emocionais, que nada tem a ver com academicismos, mas com o desenvolvimento de habilidades que nos aproximem da nossa humanidade, da nossa interioridade.
Que tal a experiência de iniciar-e na arte de redigir, para relatar memórias afetivas, que fizeram parte importante da nossa história, do nosso crescimento emocional?
A SENIUM LONGEVIDADE SAUDÁVEL através da sua plataforma SENIUM EDUCACIONAL, pode contribuir para despertar sua potencialidade para o lazer da arte de escrever, com o curso
"INICIAÇÃO À ESCRITA CRIATIVA E RECREATIVA"
O prazer de libertar idéias e emoções
Enfim, a plataforma SENIUM EDUCACIONAL pretende, apenas, desenvolver habilidades, aptidões, que levem o nosso público 50+ a despertar para uma nova idade: a IDADE + CRIATIVA!!.
28 de fevereiro de 2024
prof. mario a. moura
QUE TAL, FAZER A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO NO CURSO ?
INICIAÇÃO A ESCRITA CRIATIVA
O prazer de libertar idéias e sentimentos
(Ah! sim!! Diga-nos, o que o motivou a inscrever-se no Curso?)
Nenhum comentário:
Postar um comentário