quarta-feira, 12 de maio de 2010

NO TEMPO DOS ALMANAQUES...

Barão de Itararé, de batismo Fernando Apparicio Brinkerhoff Torelly, nascido em 1895 numa carroça com a roda quebrada, numa viagem entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Com apenas dois anos, perdeu a mãe. O pai, sem condições para cuidar do filho, mandou-o para a fazenda do avô, de onde saiu já com sete anos, para morar com o pai, "mais louco do que eu", costumava afirmar. Um tio o internou num colégio de jesuítas alemães, em São Leopoldo, isso nos idos de 1905. Saiu em 1911.
Lá fez o seu primeiro jornal escrito a mão, que denominou O Capim Seco. Escrito à mão. Tiragem: um exemplar. Rapidamente saiu de circulação, por 'gozar' o padre reitor numa charge.
Sua verve era o humor, e dali para a frente, cresceu o seu espírito crítico e gozador.
Estudou Medicina, desistindo do Direito, aconselhado pelo pai: "Meu filho, para que um advogado tenha clientela, é preciso muito talento. A um médico, basta assinar receitas e atestados de óbitos."
Estudar Medicina, acho que era forte demais, pois raramente assistia a uma aula, preferindo freqüentar cabarés. Contavam-se muitas histórias de suas trapalhadas, que ele transformava em gozação.
Colaborou no jornal Última Hora, de Porto Alegre, e em várias revistas inexpressivas.
Pelos idos de 1961 publicou um livro de poemas chamado Pontas de Cigarro em que gozava os imortais da Academia Brasileira de Letras. Aliás, fez da ABL um dos seus alvos preferidos. Debochava do fato da ABL ter apenas quarenta cadeiras. Dizia que podia imitar os ônibus, por exemplo: quarenta sentados e sessenta em pé. Quando um imortal sentado esticasse a canela o outro sentava.
Fundou vários jornais no interior gaúcho, até decidir vir para o Rio de Janeiro, então Capital Federal.
Ainda no Sul, Aporelly sofreu várias crises de hemiplegia. Foi aconselhado a procurar um clima mais quente. Separado da mulher, mudou-se. Bateu na porta do jornal O Globo. "O que você sabe fazer numa redação?"
perguntou o diretor Irineu Marinho. Ele respondeu: "Tudo. Desde de varredor até Diretor. Aliás, acho que não há muita diferença." Ganhou o emprego, e com ele a profissão de jornalista. Escreveu uma peça teatral de humor, chamada A facada.
Nesse ano de 1925, foi trabalhar no jornal A Manhã, fundado por Mário Rodrigues, irmão de Nelson Rodrigues, onde escrevia a coluna Amanhã tem mais. No ano seguinte fundou o seu próprio jornal, A manha, que trazia abaixo do titulo, o dístico "quem não chora não mama".
No seu próprio jornal, ele radicalizou o humor ferino, atingindo as principais autoridades do país. Criticava sempre as ditaduras de Salazar em Portugal, e de Franco, na Espanha. Suas críticas e artigos valeram algumas prisões e agressões, não contando as ameaças.
Escrevia matérias com sotaque alemão, italiano e português. No sotaque italiano, criticava a dureza das leis que atrapalhavam a vida dos imigrantes. Escrevia: "Essa hisdória de lêge, isso é bobágio". As com sotaque português, frases como: "quaim naum taim cumputência naum se stabulece" e pensamentos como "U açucare é uma matéria que dá muito mau gosto ao café, nãon se lho butando."
Chateaubriand convidou Aporelly para transformar A Manha, num encarte do Diário da Noite, resistiu mas acabou aceitando. Encartada no jornal, A Manha dobrou de tiragem, vendendo cerca de 15000 jornais, o que era muito para a época. Chegou a 21000 e aumentando sempre. Em 1930, Aporelly saiu do Jornal de Chateaubriand, voltou a publicar A Manha, independentemente.
Viveu o período conturbado do Estado Novo. Fraudes nas eleições, Revolução de 1930, deposição de Washington Luís, surgimento do integralismo, com Plínio Salgado. A partir de 1933, Aporelly tornou-se um ferrenho opositor ao integralismo. Era o humor satírico a favor da inteligência. Getúlio reprimia os comunistas, mas dava alguma liberdade aos integralistas. Nesse clima surgiu com toda a corda o Jornal do Povo, dirigido pelo Barão de Itararé. O jornal havia anunciado a história em dez capítulos da Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro João Cândido. A Marinha considerou uma ofensa e fechou o jornal, e influenciada pelos integralistas, seqüestrou o Barão, levaram-no para a estrada da Gávea, onde o espancaram, rasparam seu cabelo e o deixaram nu.
Retornando a Redação, colocou a plaquinha: "Entre sem bater". Mas o jornal não sobreviveu. Do rigoroso inquérito para apurar o espancamento, ficou como sempre ficam os 'rigorosos inquéritos': nada se apurou.
Fechado o Jornal do Povo, o Barão de Itararé retorna com A Manha. Quanto a plaquinha, para bom entendedor meia palavra basta...Depois de longa temporada no presídio da Frei Caneca, no Rio de Janeiro, onde dividiu uma cela com o escritor Graciliano Ramos, ganhou a liberdade e relançou A Manha.
Dedicava-se agora, menos aos facistas nacionais, e voltava-se para as ameaças do facismo internacional: Mussolini, Franco, Salazar, Hitler...
Era curto ou quase não havia dinheiro no bolso do Barão. Para relançar A Manha, associou-se a Arnon de Mello, o pai de Fernando Collor de Mello. Agora surgiam n'A Manha, nomes como José Lins do Rego, Carlos Lacerda, Rubem Braga, Aurélio Buarque de Hollanda. A nova fase durou até 1948. Usou nesse período, vários pseudônimos, como Paty Farias, Pntey Osette e Zhero Aiskerda.
Prosseguia o deboche de políticos e intelectuais conservadores. Quando o Barão sentiu que a Ditadura balançava, cunhou uma frase que se tornaria célebre e repetida por muito tempo, por comentaristas políticos: "Há algo no ar, além dos aviões de carreira."
Com 76 anos, deu uma grande e última entrevista em 1971, ao chargista Fortuna, da revista Realidade. Demonstra o vigor de uma inteligência crítica, bem humorada, expansivo e risonho. Era um grande contador de 'causos'.
Vivia sozinho. Passou mal na noite de 26 para 27 de novembro. Não aceitou ir para a casa de um dos seus filhos. Morreu sozinho, no sábado.
O Barão de Itararé foi o Dom Quixote brasileiro. Vivo e atuante, investiu contra as mazelas políticas do seu tempo, com a lança do humor e da sátira. Libertário, como todo bom humorista, foi o predecessor de uma geração de humoristas sarcásticos, como Jaguar, Millôr Fernandes, Ziraldo e outros que combateram a ditadura de 64, como Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto) o criador do FEBEAPÁ - Festival de Besteira que Assola o País.

M. AMERICO