sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SALSICHA?? ORA SALSICHA...

RESPIRAR CAUSA CÂNCER

Salsicha e bacon são o de menos. Experimente viver na Indonésia, em Singapura ou na Malásia por estes dias

Pôr do sol visto a partir do observatório do hotel Marina Bay Sands, em Singapura, sob uma densa camada de poluição, em 5 de outubro

A chuva dos últimos dias aliviou um pouco a situação, mas o problema está longe de solucionado. A Indonésia está vivendo a pior crise de poluição já registrada, causada por queimadas em regiões com solos turfosos (explicação do Houaiss: massa de tecido de várias plantas, especialmente de musgos do gênero Sphagnum, produzida por lenta decomposição anaeróbica associada à ação da água, encontrada em várias partes do mundo, com variação de consistência e de cor, usada como fertilizante, forragem, combustível e na feitura de carvão). 
Em Palangkaraya, capital da província de Kalimantan Central, na ilha de Bornéu, registrou-se no último dia 24 uma poluição recorde de 3122 ug/m3 (pelo padrão de qualidade do ar MP10, que mede partículas inaláveis). O dia mais poluído de 2014 em Cubatão (SP), em comparação, cravou 283 ug/m3.

As queimadas na Indonésia obedecem a um padrão semelhante ao que existe na Amazônia brasileira: são usadas, ilegalmente, para abrir espaço para atividades agrícolas. A temporada do fogo na Indonésia começa em junho e termina em outubro, mas este ano o fenômeno se estendeu porque o El Niño adiou as chuvas. 
Como mostra um documentário de pouco menos de 49 minutos do programa Get Real do Channel NewsAsia, um canal de TV em inglês com sede em Singapura, tentar apagar o fogo nas áreas turfosas de Kalimantan Central é um trabalho de sísifo, porque o próprio solo se transforma em uma gigantesca churrasqueira em brasa. 
A cena em que um bombeiro indonésio arranca um pedaço de terra do chão e o assopra, acendendo uma chama, é bastante didática.

Cena do documentário “Heart of the Haze”, do Channel NewsAsia

30 de novembro de 2015
Diogo Schelp

A TERRA E A 'GRANDE ABÓBORA'

UM FILÓSOFO BRASILEIRO

Nelson Rodrigues, um filósofo brasileiro

  • 5 meses atrás
  • 13.873 visualizações
Com a presença do filósofo Luiz Felipe Pondé, os jornalistas Carlos Graieb e Jerônimo Teixeira falam sobre a grande obra de ...



30 DE OUTUBRO DE 2015
m.americo