segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MEJORES CANCIONES DE LARRALDE

SI YO ELEGI MI DESTINO, JOSÉ LARRALDE

LARRALDE DEL SUR PA ALLA

EX-OPERADORA DE RÁDIO DE AUSCHWITZ É ACUSADA DE SER CÚMPLICE DA MORTE DE 260 MIL JUDEUS

Justiça alemã irá decidir no próximo ano se mulher de 91 anos será julgada por participação nos extermínios

Campo de concentração de Auschwitz em Oswiecim, na Polônia(Christopher Furlong/Getty Images)

O Ministério Público da Alemanha acusou formalmente uma idosa de 91 anos de coparticipação no assassinato de 260.000 pessoas durante o Holocausto. 

A mulher, que não teve a identidade revelada, era membro do exército nazista e serviu no complexo de Auschwitz, na Polônia. 

Ela teria trabalhado como operadora de rádio para o comandante do campo de concentração entre abril e julho de 1944, informou nesta segunda-feira Heinz Doellel, porta-voz da promotoria pública do Estado alemão de Schleswig-Holstein.

LEIA TAMBÉM:

Justiça alemã condena "contador de Auschwitz" a 4 anos de prisão

Auschwitz instala duchas contra calor e atrai críticas

Morre Samuel Pisar, famoso sobrevivente do Holocausto


Segundo os promotores, a idosa pode ser julgada por cumplicidade dos assassinatos pois participou das funções operacionais do campo de extermínio. Se a Justiça acolher a denúncia, o julgamento deverá ocorrer no próximo ano.

Em julho, Oskar Gröning, de 94 anos, conhecido como o 'contador de Auschwitz', foi condenado a quatro anos de prisão pelo mesmo motivo. 
Ele era responsável pelo confisco dos pertences e dinheiro dos judeus que chegavam ao campo de concentração.

Precedente - Há quatro anos, o ucraniano John Demjanjuk, que foi guarda voluntário no campo de Sobibor, na Polônia ocupada, foi condenado a cinco anos de prisão. 
Sua condenação criou jurisprudência para julgar por crimes de guerra não só os que intervieram diretamente, mas também os considerados cúmplices da maquinaria da morte nazista.

(Da redação)
21 de abril de 2015