“Ressurreição” é a ação de elevar-se ou subir ao mundo espiritual, quando o corpo morre, e na carne, quando se encarna. Existe um dogma, que respeitamos como respeitamos todos os outros, que ensina que a ressurreição é do espírito e do corpo carnal: “Creio na ressurreição da carne”.
Mas ela é do espírito e do períspirito ou corpo espiritual de São Paulo. “Se há corpo natural, há também corpo espiritual, e ressuscita corpo espiritual” (1 Coríntios 15: 44), o qual é de matéria quinta-essenciada (sutilizada no seu mais alto grau).
O corpo espiritual paulino é o que Kardec denominou de períspirito. São Paulo o chamou também de corpo incorruptível e celestial.
E o perispírito já era conhecido dos médiuns videntes por todas as culturas antigas, de que passo a dar alguns exemplos de até 5.000 anos a. C.:
“Ka” (Egito); “Linga Sharira”, “Kama-Rupa” e “Mano-Maya-Rosha” (Índia);
“Corpo Aeriforme” e “Khi” (China); “Nephesh” (Israel);
“Corpo Sutil da Alma”, “Ochema”, “Eldôlon” e “Corpo Luminoso” (Grécia);
“Carne Sutil da Alma” (Pitágoras);
“Corpo Astral” ou “Vestrum” (Paracelso);
“Astroiedê” (Neoplatônicos);
“Corpo Aéreo” e “Ígneo” (Plotino);
“Veículo da Alma” (Próclus);
“Corpo Fluídico” (Leibnitz);
“Mediador Plástico” (Cudwerth);
“Arqueu” (Van Helmont);
“Influxo Físico” (Euler, matemático e astrônomo);
“Modelo Ideal” (Saint Hilaire, naturalista);
“Luz ódica” (Reichenbach);
“Fantasma Póstumo” (Dassier);
“Corpo Vital da Alma” (Tertuliano);
“Aura” (Orígenes);
Rouach (Kabala Hebraica);
“Boadhas” (Zen Avesta);
“Imago” (latinos);
“Pneumá” (Santo Hilário, São Basílio De Cesareia, Santo Atanásio, São Cirilo De Alexandria, São Bernardo e Santo Agostinho).
PERISPÍRITO
A existência do perispírito foi provada cientificamente por cientistas russos, ao qual deram o nome de “corpo bioplásmico”.
A Igreja o tem chamado de corpo glorioso ou corporalidade, e deixa claro que não é como corpo físico que temos. Mais recentemente, muitos teólogos católicos dão-lhe o nome de corpo pancósmico.
São Paulo pergunta: como ressuscitam os mortos? Em que corpo vêm? E Paulo compara o corpo enterrado com uma semente enterrada também na terra, a qual morre, não sendo ela, pois, o corpo novo que nasce ou ressuscita. Em outras palavras, não é o cadáver que ressuscita (1 Coríntios 15: 35 a 38).
QUEIRUGA CONFIRMA
Para o espanhol André Torres Queiruga, autor de “Repensar a Ressurreição”, considerado o maior teólogo católico vivo do momento, a ressurreição é do espírito com o seu corpo espiritual, e não do carnal, e afirma que ela ocorre na hora da morte.
E mais, segundo ele, a ressurreição de Jesus foi também de seu Espírito com o seu corpo espiritual e, igualmente, na hora de sua morte: “Pai, em vossas mãos entrego meu Espírito!” (Lucas 23: 46).
E terminamos com São Pedro, que nos demonstra também que a própria ressurreição de Jesus não é mesmo do corpo físico (Primeira Carta de Pedro 3: 18), pois ele diz, referindo-se a Jesus Cristo: “…morto, sim, na carne, mas ressuscitado em Espírito, no qual ele foi pregar aos espíritos que estavam no “hades” (inferno)”.
E isso nos demonstra também que aqueles que vão para o “hades” ainda têm chance de regeneração, senão Jesus não iria perder seu tempo de pregar para os espíritos que foram para lá!
21 de fevereiro de 2016
José Reis ChavesO Tempo