sábado, 5 de setembro de 2015

DICAS PARA GESTORES


6 frases que chefes ruins adoram dizer

As palavras podem mostrar se um gestor é bom ou ruim. Saiba quais sentenças podem indicar um comportamento incorreto
Bons chefes não põem a culpa no destino nem são resistentes a mudanças (Foto: ThinkStock)

As palavras podem revelar mais do que realmente querem dizer. No trabalho, algumas frases podem mostrar, inclusive, se um chefe é bom ou ruim, se é esforçado ou preguiçoso, se assume os erros ou bota a culpa sempre nos outros.

SAIBA MAIS


20 maneiras de cativar sua equipe e ser um ótimo líder
7 dicas para você ser um chefe memorável

Em artigo originalmente publicado no site da revista "Inc.", o especialista em empreendedorismo Jeff Haden lista algumas frases que podem mostrar a você se seu chefe está sendo correto com você e seus colaboradores. Se você já é empreendedor, saiba o que não dizer à sua equipe:

1. "Não era para ser assim"
Essa frase, de acordo com Haden, é normalmente usada por quem quer dizer que o fracasso foi uma obra do destino. Mas muito provavelmente o erro não aconteceu por azar, mas por culpa de alguém – muitas vezes, o próprio chefe em questão.

O ideal é tentar extrair algo positivo do fracasso. Ou seja: falhou? Tudo bem. Veja o que não aconteceu como o planejado e faça o possível para não cair no mesmo erro novamente.

2. "Isso não é o que você gostaria de ouvir"
Esta é muito usada na hora de "enrolar" alguém e não entrar em um assunto delicado. Mas o efeito da frase é muito ruim, pois só aumenta o suspense. Por isso, o melhor é falar logo o que você tem que falar. Sem rodeios.

3. "Não trabalhe mais. Trabalhe melhor"
A intenção da frase é até nobre. É dizer que, ao priorizar algumas tarefas e eliminar processos burocráticos, um funcionário será mais produtivo. No entanto, segundo Haden, tais palavras podem passar a impressão de o chefe acha que seu interlocutor é burro. Ao invés de dizer essa frase pronta, ajude sua equipe a encontrar os processos mais eficientes no trabalho.

4. "Não existe 'eu' em uma equipe"
Claro que existe. São vários "eus", aliás. Cada membro de um time têm suas individualidades, bem como seus pontos fortes e fracos. Um bom chefe não tenta suprimir as características de seus funcionários. Pelo contrário: é importante conhecer o que os empregados fazem de melhor e delegar tarefas condizentes com essas habilidades.

SAIBA MAIS

6 dicas para você deixar de ser chefe e virar um líder
7 comportamentos que fazem alguém ser odiado no trabalho

5. "Falhar não é uma opção"
Haden afirma que, por melhor que seja uma equipe, haverá falhas. Ele diz que, naturalmente, ninguém gosta de errar e nenhum chefe deve ser complacente frente a uma meta difícil, por exemplo. Só que não é legal usar esse tipo de frase, que só mostra que você é um patrão autoritário. Tais palavras, de quebra, colocam ainda mais pressão sobre seus colaboradores.

6. "As coisas funcionam assim"

Uma sentença dita normalmente por chefes que não querem mudar processos em seu negócio, por mais antiquados e ineficientes que sejam. Neste caso, diz Haden, não só a frase deve ser deixada de lado. Na verdade, essa postura é péssima para a empresa como um todo. Se alguém sugerir alguma mudança em sua empresa, analise-a. Se for boa, aplique-a.


05 de setembro de 2015
Gestão de Pessoas

"O ANTIVÍRUS ESTÁ MORTO" - DIZ FUNDADOR DA MCAFEE

(Foto: Divulgação)


Em uma sessão de perguntas e respostas no fórum Reddit, John McAfee, fundador e ex-CEO da McAfee, afirmou que não usa nenhum software para se proteger e acredita que o mercado está ultrapassado. "Não tenho antivírus. Eu acho que o antivírus está morto. Ele usa uma tecnologia antiga, que não é relevante. Os hackers são 10 vezes mais rápidos do que eles, é um sistema sem sentido", afirmou.

"Morto e fadado ao fracasso"

No ano passado, o presidente da Symantec, Brian Dye, também havia decretado a morte do antivírus, dizendo que o software estava "fadado ao fracasso". Na época, a declaração foi contestada por outras empresas do setor, que obviamente defendem a utilidade dos sistremas de segurança.

"Não é porque algumas bactérias se tornaram resistentes aos medicamentos que os antibióticos devem ser condenados à morte, descontinuados, deixando pacientes sem tratamento", explicou Eduardo Dantona, diretor da BitDefender Brasil.

"Sempre educamos nossos clientes sobre o fato de que nenhuma tecnologia de segurança é 100% confiável e que apenas uma combinação de medidas complementares pode reduzir efetivamente o risco de que os dados tanto de empresas quando pessoais sejam comprometidos", explicou Eugene Kaspersky, CEO da Karspersky.

Android, iOS ou Windows?

Questionado sobre qual sistema operacional móvel é mais seguro, Windows, Android ou iOs, o ex-CEO da McAfee respondeu: "Nenhum deles é seguro. Eu uso os três, o que torna mais difícil me encontrarem. Mas o meu favorito é o Android, pela facilidade de uso", explicou. Quem pensa que o executivo prefere smartphones modernos está bastante enganado. McAfee conta que usa telefones com flip sem GPS e costuma trocar de aparelho a cada duas semanas. "A primeira coisa que faço é remover recursos de atualização e bloatware", conta.

Ao que tudo indica, o ex-CEO não está muito satisfeito com os rumos do aplicativo que criou. Quando a pergunta foi sobre como se ele se sentia com o fato de sua ex-empresa, vendida para a Intel em 2010, passar a se chamar Intel Security, o programador deu risada. "Você não tem idéia de como estou feliz com isso. Ele se tornou o pior software do planeta. Você não consegue desinstalar, ele realiza análises o tempo todo e é lento. Graças a Deus eu não tenho mais associação com aquilo".


Via TheNextWeb


05 de setembro de 2015
Redação Olhar Digital