terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - EPISÓDIO 4 - AO INFINITO E ALÉM

Através da história a humanidade luta para entender as engrenagens fundamentais do mundo material. Através dos tempos, sociedades em todo o mundo descobriram que uma disciplina, acima de todas as outras, fornecia um certo conhecimento sobre a realidade escondida sob o mundo físico. Essa disciplina é a matemática. Essa é a sua história.
Dublado

05 de janeiro de 2016
documentários vários

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - EPISÓDIO 3 - AS FRONTEIRAS DO ESPAÇO

Através da história a humanidade luta para entender as engrenagens fundamentais do mundo material. Através dos tempos, sociedades em todo o mundo descobriram que uma disciplina, acima de todas as outras, fornecia um certo conhecimento sobre a realidade escondida sob o mundo físico. Essa disciplina é a matemática.


05 de janeiro de 2016
documentários vários

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - EPISÓDIO 2 - O GÊNIO DO ORIENTE

Através da história a humanidade luta para entender as engrenagens fundamentais do mundo material. Através dos tempos, sociedades em todo o mundo descobriram que uma disciplina, acima de todas as outras, fornecia um certo conhecimento sobre a realidade escondida sob o mundo físico. Essa disciplina é a matemática


05 de janeiro de 2016
documentários vários

Á HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - EPISÓDIO 1 - A LINGUAGEM DO UNIVERSO


Através da história a humanidade luta para entender as engrenagens fundamentais do mundo material. Através dos tempos, sociedades em todo o mundo descobriram que uma disciplina, acima de todas as outras, fornecia um certo conhecimento sobre a realidade escondida sob o mundo físico. Essa disciplina é a matemática e essa é a sua história.

Episódio 1: A Linguagem do Universo
Dublado:



05 de janeiro de 2016
documentários vários

O POVO BRASILEIRO: 10 EPISÓDIOS (THE BRAZILIAN PEOPLE)


o povo brasileiro
“Ninguém sabe como o mundo vai ser daqui a 50 anos. Só sabemos uma coisa, será totalmente diferente do que é hoje. 
Alguém podia imaginar, quando acabou a guerra, que o mundo iria mudar tanto ? É uma reinvenção do mundo que o desenvolvimento está fazendo, então a coisa mais importante para os brasileiros: Preste atenção ! O mais importante é inventar o Brasil que nós queremos. 
Surgimos da confluência, do entrechoque, do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e com negros africanos. Somos uma cultura sincrética, um povo novo que apesar de fruto da fusão de matrizes diferenciadas se comporta como uma só gente sem se apegar a nenhum passado. 
Estamos abertos é para o futuro. Antes de o Brasil existir como é que era o mundo ?
O Brasil nasce sob o signo da utopia, a terra sem males, a morada de Deus”. Darcy Ribeiro em O Povo Brasileiro.

Áudio: Português br
subtitles: english, español, français


05 de janeiro de 2016
documentários vários

A HISTÓRIA DA PALAVRA - 3 EPISÓDIOS

a história da palavra
Episódio 1: O nascimento da escrita

Em 1972 os Estados Unidos lançaram a Pioneer 10. Essa espaçonave não tripulada levava saudações da Terra. Um tipo de pictografia para quaisquer extra-terrestres que pudessem encontrá-la. Um dia, se alguma forma de vida inteligente se deparar com esta representação humana, será que irá entender o significado do seu primeiro encontro com seres da Terra ? Há muitas eras, em algum lugar do planeta, as pessoas devem ter sentido a necessidade de se comunicar. Por fim, elas também sentiram a necessidade de registrar essa comunicação. Há milênios os humanos sentem a necessidade de expressar seus pensamentos e atividades e de registrá-los para a posteridade.  Quem eram as pessoas que criaram a palavra escrita ? Quanto tempo elas viveram na Terra ?
Áudio: Português br



Episódio 2: A Revolução dos Alfabetos

Há muito tempo os povos antigos acreditavam que a escrita era uma dádiva dos deuses. A escrita era algo secreto e sagrado e fora do alcance das pessoas comuns. Só os escribas aprendiam a ler e escrever e eram contratados pelos privilegiados, geralmente a realeza, a nobreza e a aristocracia. Tal informação era monopolizada pela elite e o povo comum era mantido ignorante através das eras. Por fim, porém, a escrita passou de algo sagrado para algo usado pelas massas. Não era mais apenas para a elite, mas entrou na esfera do povo comum. A renascença da escrita, na qual a alfabetização se tornou uma características das massas, foi outra revolução no desenvolvimento da humanidade: A Revolução dos Alfabetos. Mas como a revolução da escrita começou ?



Episódio 3: O Desafio sem Fim

No centro de uma parede rochosa gigantesca há uma passagem para os tempos antigos. Sob os andaimes há um grande relevo mostrando nove homens com cordas em volta do pescoço. Alguém olha ferozmente para eles, enquanto pisa sobre outra pessoa que implora por sua vida. Quem são essas pessoas, qual é a natureza das inscrições que preenchem a superfície em torno do relevo ? A interpretação das inscrições, achadas aqui, foi uma tarefa monumental que ajudou os pesquisadores modernos a recuperar uma parte da história da humanidade há muito esquecida.



05 de janeiro de 2016
documentários vários


CONHECIMENTO PERIGOSO


Neste documentário único, da BBC4, David Malone analisa quatro matemáticos brilhantes – Georg Cantor, Ludwig Boltzmann, Kurt Gödel e Alan Turing – cujos conhecimentos têm nos afetado profundamente, mas que, tragicamente, levou-os à loucura e à morte. 
O filme começa com Georg Cantor, o grande matemático cujo trabalho mostrou ser a fundação para muito da matemática do século 20. Ele acreditava ser o mensageiro de Deus e acabou sendo levado à loucura tentando provar suas teorias sobre o infinito. 
Ludwig Boltzmann luta para provar a existência de átomos o que eventualmente o levou ao suicídio.
Kurt Gödel, o introvertido confidente de Einstein, provou que haveria sempre problemas que estavam fora da lógica humana. Sua vida terminou num sanatório, onde jejuou até a morte. Por último, Alan Turing, o pai da ciência da computação, morreu tentando provar que algumas coisas são fundamentalmente sem provas. 
O filme também fala com o último na linha de pensadores que continuaram a exercer a questão de saber se há coisas que a matemática e a mente humana não podem saber. 
Conhecimento Perigoso (Dangerous Knowledge) aborda algumas das questões profundas sobre a verdadeira natureza da realidade que os pensadores matemáticos ainda estão tentando responder hoje.



05 de janeiro de 2016
documentários vários

JESUS E SUA ÉPOCA. SÉRIE EM 3 EPISÓDIOS


jesus and his times
Esta é a terra onde Jesus viveu. Uma terra em parte árida e seca e em parte rica e fértil como era naquela época, há cerca de dois mil anos. Muitas coisas mudaram desde os dias em que Jesus nasceu, cresceu e pregou aqui mas nessa terra podemos ainda sentir a sua presença, podemos ainda ouvir os ecos do mundo que ele conheceu. Com exceção dos seus últimos dias, Jesus passou a sua vida nas cidades e vilarejos do interior em meio aos camponeses. Ele era um judeu entre os judeus. Jesus teve uma vida breve, pouco mais de 30 anos mas foi uma vida tão plena de sentido que ainda hoje ela é a referência pela qual medimos o próprio tempo. E o que dizer sobre o mundo onde esse épico aconteceu ? Os arqueólogos vem tentando conhecê-lo cada vez mais. Mas a arqueologia fornece apenas algumas pistas. Muitas outras informações são obtidas através das pessoas que vivem aqui atualmente e que ainda observam os mesmos costumes antigos. Nas suas vidas podem-se ver as sombras do passado refletidas no presente. Muito já se sabe hoje em dia e desse conhecimento sobre a terra e as pessoas que nela habitam podemos obter novas percepções e talvez uma melhor compreensão de Jesus e sua época.
Episódio 1: A História Começa
Episódio 2: Jesus no meio do Povo
Episódio 3: Os Últimos Dias

05 de janeiro de 2016
documentários vários

SEGREDOS DE MARIA MADALENA

segredos de maria madalena
Maria Madalena. Seria ela a prostituta que untou os pés de Jesus e teve seus pecados perdoados ? A fiel seguidora que ficou ao lado de Jesus na cruz, quando os demais discípulos fugiram apavorados ou a poderosa líder da primitiva igreja cristã ? Durante séculos a menina má vem causando uma tempestade de debates sobre poder feminino e sensualidade, agora mais do que nunca. O explosivo sucesso de o Código Da Vinci deu a Maria Madalena uma nova identidade na cultura popular; a de esposa secreta de Jesus a quem ela deu um filho. Ela tem sido retratada como discípula, sacerdotisa, líder religiosa e grande intelectual, muitas vezes com um livro na mão. Novos estudos indicam que sua influencia teria sido imensa, não só em sua época mas nos dois milênios seguintes. Dados acerca de Maria Madalena, considerados perdidos, estão sendo descobertos e elevam a sua importância na cultura ocidental, mas a questão continua: Como era a verdadeira Maria Madalena ?

05 de janeiro de 2016
documentários vários

BRASIL: UM OLHAR DE LONGE

brasil um olhar de longe

No outono/inverno de 2013-2014, na região parisiense, estrangeiros de várias nacionalidades foram convidados a falar diante da câmera, de suas impressões expontâneas sobre o Brasil.




05 de janeiro de 2016
documentários vários

CIVILIZAÇÕES PERDIDAS: TIBETE. O FINAL DOS TEMPOS



Essa é a história de uma revolução que transformou uma nação com um passado guerreiro encharcado de sangue, em uma cultura em busca do conhecimento espiritual e da paz interior. A história de um antigo príncipe que se transformou em deus, inspirando uma linhagem de reis divinos que ainda governam e guiam através de ensinamentos de amor e compaixão. Escondida por centenas de anos no topo do mundo, essa civilização floresceu rica em suas tradições raras e na cultura exótica. Somente neste século o véu do segredo e do mistério foi levantado. Essa também é a história de um pequeno menino camponês que se transformou no último rei divino na terra das neves. Ele nasceu para governar o reino mas ao invés disso ele testemunharia a destruição de uma das mais antigas culturas do mundo. Esse é o Tibete, nossa última civilização perdida.



05 de janeiro de 2016
documentários varios

A BÚSSOLA DO TEMPO

the time compass1

Se qualquer um de nós quiser saber sobre a própria vida, podemos começar a olhar para trás e relembrar nossas histórias: Era uma vez um pequeno bebezinho… e a partir disso podemos aprender sobre nossas vidas. Mas para saber realmente quem somos, precisamos saber de onde viemos. Por isso, talvez nós devamos começar com a história dos nossos pais: Era uma vez os meus pais… Isso nos daria um pouco mais de informação, saber o que os nossos pais foram e de onde vieram. Mas para realmente conhecer as histórias dos nossos pais temos que aprender sobre os nossos avós. Mas onde nasceram nossos avós ? Eles também já foram pequenos um dia. Então quer dizer que a nossa história deve ser sobre os nossos bisavós ou tataravós ? Ou tatara-tatara-tatara-tataravós ? Tudo bem, então vamos começar realmente do começo. Há cerca de 9 mil anos as pessoas estavam apenas deixando de viver em cavernas. Elas começaram a construir casas, aprenderam a plantar, colher alimentos, criar gado e formaram as primeiras vilas e cidades. A história começa em um lugar cercado por dois rios o Tigre e o Eufrates.

Título original: The time compass / Título alternativo: Grandes Civilizações

Áudio português br sem legendas.

Mesopotâmia

O Antigo Egito

Quando pensamos no Egito, três imagens nos vêm à cabeça: as pirâmides, o deserto e o impressionante rio chamado Nilo. Vocês conhecem ? Mas primeiro vamos falar sobre esse imenso mar de areia conhecido como deserto do Saara. Esse lugar no norte da África não é muito atraente para se viver no entanto há milhares de anos ocorreram chuvas abundantes no coração da África. Pouco a pouco uma corrente de água se formou e foi crescendo. Essas águas tornaram-se um dos maiores rios do mundo; o rio Nilo. Muitas populações se instalaram às margens desse rio mas viver perto do Nilo tinha seus altos e baixos… Há milhares de anos os povos nômades começaram a se fixar e a construir casas ao redor do Nilo, assim nasceu o Antigo Egito…


Índia

Quando a água está no céu é possível imaginá-la como um espírito puro, então quando ela cai na forma de chuva ou neve, ela conecta a pureza dos céus aos picos de montanhas. Enquanto derrete cada gota escorre e se junta a outra transformando-se em um filete de água minúsculo. Os filetes compõem os córregos e assim por diante até que gradualmente a água que desce das montanhas acaba formando um rio. Esse fluxo de água pura poderia correr por vales e planícies por milhares de quilômetros antes de chegar finalmente ao mar. Quando a água pura desce das montanhas e forma um grande e constante rio, as terras em que a água passa se tornam férteis e de fácil exploração. É por isso que quase todas as civilizações antigas iniciaram-se em áreas banhadas por um grande rio. Os antigos egípcios tinham o rio Nilo, os mesopotâmios tiveram o Tigre e o Eufrates, na China o rio Amarelo e as águas do rio Indu dão origem a uma das civilizações mais antigas e famosas da história por volta do ano 5500 antes de Cristo. A civilização da Índia…


China Antiga

A China é enorme. Basta olhar no mapa para ver a imensa extensão territorial que ocupa. É tão grande que existem diferentes climas e paisagens que atravessam o território chinês. A China é um mundo em si mesma com florestas fechadas, desertos vastos, montanhas insuperáveis, pradarias férteis, pântanos densos e planícies congeladas. A observação da natureza que os rodeava servia aos chineses como base para elaborar a famosa tradição da sabedoria chinesa, com a qual construíram uma grande civilização que perdurou por milhares de anos.


A Grécia Antiga

A beleza é linda. mas o que é a beleza. O que é que atrai o nosso olhar para algo que é belo ? Essa foi uma pergunta a qual os gregos antigos dedicaram muito tempo, estudo e trabalho.  Os antigos gregos acreditavam que, uma vez que os seres humanos eram os únicos seres vivos capazes de apreciar a beleza e os únicos capazes de criá-la, então a beleza pode ser encontrada dentro de nós e criada por nós. Além da habilidade de criar beleza, os seres humanos também podiam criar virtudes.  A virtude é uma capacidade especificamente humana que consiste em querer alcançar a perfeição em cada aspecto da vida, ou seja os seres humanos deviam cultivar a beleza e a virtude e essa era uma ideia muito profunda. Aliás uma das coisas que os antigos gregos fizeram bem foi desenvolver grandes idéias. De fato, muitos dos princípios da sociedade moderna e o modo como o mundo é visto e pensado hoje, foram influenciados por essas pessoas que viveram no mar Egeu ha dois mil e seiscentos anos.



O Império Romano

Todos os caminhos levam à Roma. O que quer dizer esse velho ditado ? Será que todas as estradas do mundo se encontravam em Roma ? Essa expressão faz sentido porque os romanos construíram uma rede de estradas de um lado a outro do seu território, como uma teia de aranha. Mas esse ditado vai muito além. Quando se diz que todos os caminhos levam à Roma, não falamos apenas desses caminhos por onde passam carroças e cavalos mas também ao nascimento de muitas idéias fundamentais da civilização ocidental. O império romano foi tão influente (não só em sua época mas em tudo o que a civilização ocidental fez desde então) que se acreditava que tudo o que foi dito, tudo o que foi feito e tudo o que foi pensado nos séculos posteriores tem alguma relação com os romanos. O império romano foi um dos mais importantes de história.



O Império Bizantino

Em outro episódio, aprendemos que todos os caminhos levam à Roma. Bem, havia uma outra cidade importante, por onde muitas dessas estradas passavam para chegar a Roma: Constantinopla. Mas o que tornou essa cidade tão especial ? O mundo mudou muito por volta do século quarto depois de Cristo.  Não era mais suficiente conquistar, saquear e dominar territórios para manter o poder e a riqueza. Agora havia uma outra maneira de acumular riquezas, fazendo comércio com o extremo oriente. As pessoas de um lado do mundo estavam dispostas a pagar muito dinheiro pelas coisas produzidas do outro lado do mundo. O povo de Constantinopla atuou com intermediário n comércio de mercadorias ajudando todos os lados. Eles trabalhavam muito no comércio e prosperaram financeiramente. As distância de um a outro lado do mundo eram imensas e viajar naquela época era muito perigoso. Portanto não havia muitas rotas de comércio entre o oriente e o ocidente. Isso significava que todas as rotas de comércio passavam por Constantinopla. Foi assim que essa cidade tornou-se um funil gigante, que reunia todos os bens do leste para seres distribuídos para o oeste. Tanto dinheiro estava passando por Constantinopla que uma nova base de poder para o império romano se formou. Não era o poder dos exércitos mas o poder do dinheiro.

Império Carolíngio

O período entre a queda de Roma e o início da renascença tem sido chamado de idade das trevas. Também é chamado de idade média, porque está no meio, entre o resplendor da Roma antiga e a era moderna. Em outras palavras, a idade média foi pensada como uma parte ruim da História, um período de transição. Como um porão escuro no qual a humanidade permaneceu escondida e dele só saiu novamente para a luz por volta do ano 1500, quando renasceram aquelas idéias clássicas que haviam sido brilhantes na época dos gregos e dos romanos. Mas na verdade muitas coisas aconteceram nesse período. Foi durante esses anos que a Europa que conhecemos hoje começou a se formar. Espanha, França, Itália, Alemanha, Grã Bretanha, Países Baixos, toda Escandinávia, Áustria, Hungria são países culturalmente descendentes daqueles famosos povos que ocuparam esses territórios logo após a queda do império romano. Durante os 10 séculos de Idade Média, esses povos criaram reinos e deram forma à Europa que hoje conhecemos. Era o início da cultura ocidental moderna.



05 de janeiro de 2015
documentários varios

FIDEL, O HOMEM E O MITO




fidel-castro-o-homem-e-o-mito-11
Amado e odiado. Ele é sem dúvida uma lenda, o homem que liberou Cuba de um regime cruel e que quis realizar o sonho comunista. Ele é um herói para alguns e um ditador para outros. Sua história nos leva a uma jornada dramática através de alguns dos eventos mais explosivos do século 20. Após a morte de inimigos e de amigos, ele sobrevive. E apesar do seu legado, é uma figura cercada de polêmica. Um homem do povo ou um inimigo do estado ? Pela primeira vez podemos descobrir a verdade por traz de Fidel, o homem e o mito.


05 de janeiro de 2016
documentários vários