sábado, 18 de julho de 2015

ASTRÔNOMOS DESCOBREM PLANETA EM CONDIÇÕES SEMELHANTES À TERRA



O exoplaneta Gliese 832 c é cinco vezes maior do que a Terra
Matéria distribuída pela agência internacional EFE anuncia que uma equipe liderada por um astrônomo brasileiro descobriu um planeta igual a Júpiter orbitando à mesma distância da Terra uma estrela similar ao Sol, o que poderia ser um marco na busca de sistemas planetários parecidos ao solar, informou o Observatório Europeu do Sul (ISSO). Trata-se do Gliese 832c, que orbita em torno da estrela anã vermelha Gliese 832 e fica razoavelmente longe da terra: 16 anos-luz de distância. Para se ter ideia, cada ano-luz equivale a 9,5 trilhões de quilômetros, sendo que Marte, nosso “vizinho” para o qual nunca fomos, está 225,3 milhões de quilômetros de nós.
A descoberta, apresentada em artigo científico publicado na revista “Astronomy and Astrophysics”, foi possível porque os especialistas utilizaram o telescópio de 3,6 metros do observatório, instalado no Chile.
Os estudos agora partirão para outro ponto importantíssimo: a atmosfera desse exoplaneta. Segundo alguns especialistas, isso pode ser determinante para a possibilidade ou não de estadia humana lá. E depois, apenas muito depois, que haverá preocupação com a distância entre nós e o “gêmeo gigante” de nosso planeta. O fato de o exoplaneta receber aproximadamente a mesma energia que a Terra recebe do Sol, faria dele habitável — mesmo ele sendo cinco vezes maior do que a Terra.

18 de julho de 2015
Deu na EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário