domingo, 21 de fevereiro de 2016

A RESSURREIÇÃO É APENAS DO ESPÍRITO, E NÃO DO CORPO CARNAL




“Ressurreição” é a ação de elevar-se ou subir ao mundo espiritual, quando o corpo morre, e na carne, quando se encarna. Existe um dogma, que respeitamos como respeitamos todos os outros, que ensina que a ressurreição é do espírito e do corpo carnal: “Creio na ressurreição da carne”
Mas ela é do espírito e do períspirito ou corpo espiritual de São Paulo. “Se há corpo natural, há também corpo espiritual, e ressuscita corpo espiritual” (1 Coríntios 15: 44), o qual é de matéria quinta-essenciada (sutilizada no seu mais alto grau).
O corpo espiritual paulino é o que Kardec denominou de períspirito. São Paulo o chamou também de corpo incorruptível e celestial. 
E o perispírito já era conhecido dos médiuns videntes por todas as culturas antigas, de que passo a dar alguns exemplos de até 5.000 anos a. C.: 
“Ka” (Egito); “Linga Sharira”, “Kama-Rupa” e “Mano-Maya-Rosha” (Índia); 
“Corpo Aeriforme” e “Khi” (China); “Nephesh” (Israel); 
“Corpo Sutil da Alma”, “Ochema”, “Eldôlon” e “Corpo Luminoso” (Grécia); 
“Carne Sutil da Alma” (Pitágoras); 
“Corpo Astral” ou “Vestrum” (Paracelso); 
“Astroiedê” (Neoplatônicos); 
“Corpo Aéreo” e “Ígneo” (Plotino); 
“Veículo da Alma” (Próclus); 
“Corpo Fluídico” (Leibnitz); 
“Mediador Plástico” (Cudwerth); 
“Arqueu” (Van Helmont); 
“Influxo Físico” (Euler, matemático e astrônomo); 
“Modelo Ideal” (Saint Hilaire, naturalista); 
“Luz ódica” (Reichenbach); 
“Fantasma Póstumo” (Dassier); 
“Corpo Vital da Alma” (Tertuliano); 
“Aura” (Orígenes); 
Rouach (Kabala Hebraica); 
“Boadhas” (Zen Avesta); 
“Imago” (latinos); 
“Pneumá” (Santo Hilário, São Basílio De Cesareia, Santo Atanásio, São Cirilo De Alexandria, São Bernardo e Santo Agostinho).
PERISPÍRITO
A existência do perispírito foi provada cientificamente por cientistas russos, ao qual deram o nome de “corpo bioplásmico”
A Igreja o tem chamado de corpo glorioso ou corporalidade, e deixa claro que não é como corpo físico que temos. Mais recentemente, muitos teólogos católicos dão-lhe o nome de corpo pancósmico.
São Paulo pergunta: como ressuscitam os mortos? Em que corpo vêm? E Paulo compara o corpo enterrado com uma semente enterrada também na terra, a qual morre, não sendo ela, pois, o corpo novo que nasce ou ressuscita. Em outras palavras, não é o cadáver que ressuscita (1 Coríntios 15: 35 a 38).
QUEIRUGA CONFIRMA
Para o espanhol André Torres Queiruga, autor de “Repensar a Ressurreição”, considerado o maior teólogo católico vivo do momento, a ressurreição é do espírito com o seu corpo espiritual, e não do carnal, e afirma que ela ocorre na hora da morte. 
E mais, segundo ele, a ressurreição de Jesus foi também de seu Espírito com o seu corpo espiritual e, igualmente, na hora de sua morte: “Pai, em vossas mãos entrego meu Espírito!” (Lucas 23: 46).
E terminamos com São Pedro, que nos demonstra também que a própria ressurreição de Jesus não é mesmo do corpo físico (Primeira Carta de Pedro 3: 18), pois ele diz, referindo-se a Jesus Cristo: “…morto, sim, na carne, mas ressuscitado em Espírito, no qual ele foi pregar aos espíritos que estavam no “hades” (inferno)”
E isso nos demonstra também que aqueles que vão para o “hades” ainda têm chance de regeneração, senão Jesus não iria perder seu tempo de pregar para os espíritos que foram para lá!
21 de fevereiro de 2016
José Reis ChavesO Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário