sábado, 24 de dezembro de 2016

NÃO EXISTEM TRIBOS DESCONHECIDAS NO ACRE, O QUE HÁ SÃO TRIBOS AINDA "ISOLADAS"


Fotos em alta resolução mostram pintura corporal elaborada e cortes de cabelo diferentes de índios isolados (Foto: Ricardo Stuckert/Arquivo Pessoal)
O “terçado”, na mão do índio, mostra contato com a “civilização”
Bem, amigos, vamos botar mais pimenta na discussão sobre as fotos da tribo supostamente descoberta no Acre, feitas por Ricardo Stuckert, um dos filhos de nosso querido amigo Roberto Stuckert, com quem trabalhamos na Manchete em Brasilia. 
Para início de conversa, não é verdade que haja tribos desconhecidas no Acre. O que existe são algumas tribos que se recusam a interagir com os chamados civilizados, que são chamadas de “tribos isoladas”. 
Mas isso não significa que não tenham nenhum contato com os “brancos” (que na verdade são também pardos, mestiços e negros).
Isso não representa nenhuma novidade para quem é do Acre. Por isso, podemos dizer que o comentarista Francisco Vieira está certo, ao identificar um “facão” civilizado na mão do índio.
SEMPRE FOI ASSIM – No início do século passado, os índios arredios invadiam as casas e levavam tudo o que lhes interessava – facas, terçados (como os acreanos chamam os facões), panelas, cobertores, redes. 
As pessoas ficavam imóveis, enquanto eles faziam a “limpa”, como se dizia antigamente.
Sei disso porque minha mãe, Yolanda Leitão, me contou. Ela nasceu num seringal, em 1917, numa casa com chão de patioba, uma espécie de coco usado para fazer o assoalho. Naquela época, as pessoas ficavam imóveis, em silêncio, enquanto os índios invadiam as casas e levavam os pertences. Ou seja, o fato de um índio arredio estar com um facão civilizado não é novidade nenhuma no Acre. Sempre foi assim.
Há duas semanas, o sertanista José Meirelles esteve no programa de Fátima Bernardes, na TV Globo e mostrou outras fotos e vídeos dessa tribo arredia, que já está careca de conhecer os “civilizados”. 
Os vídeos que exibiu foram gravados a poucos metros de onde estavam os índios. Em função isso, Ricardo Stuckert chamou Meirelles para voltar lá, de helicóptero, e os índios se assustaram. 
Foi apenas isso o que aconteceu. Minha mãe está viva, tem 99 anos, podem perguntar a ela como se comportam os índios arredios.

24 de dezembro de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário