terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A HISTÓRIA DA PALAVRA - 3 EPISÓDIOS

a história da palavra
Episódio 1: O nascimento da escrita

Em 1972 os Estados Unidos lançaram a Pioneer 10. Essa espaçonave não tripulada levava saudações da Terra. Um tipo de pictografia para quaisquer extra-terrestres que pudessem encontrá-la. Um dia, se alguma forma de vida inteligente se deparar com esta representação humana, será que irá entender o significado do seu primeiro encontro com seres da Terra ? Há muitas eras, em algum lugar do planeta, as pessoas devem ter sentido a necessidade de se comunicar. Por fim, elas também sentiram a necessidade de registrar essa comunicação. Há milênios os humanos sentem a necessidade de expressar seus pensamentos e atividades e de registrá-los para a posteridade.  Quem eram as pessoas que criaram a palavra escrita ? Quanto tempo elas viveram na Terra ?
Áudio: Português br



Episódio 2: A Revolução dos Alfabetos

Há muito tempo os povos antigos acreditavam que a escrita era uma dádiva dos deuses. A escrita era algo secreto e sagrado e fora do alcance das pessoas comuns. Só os escribas aprendiam a ler e escrever e eram contratados pelos privilegiados, geralmente a realeza, a nobreza e a aristocracia. Tal informação era monopolizada pela elite e o povo comum era mantido ignorante através das eras. Por fim, porém, a escrita passou de algo sagrado para algo usado pelas massas. Não era mais apenas para a elite, mas entrou na esfera do povo comum. A renascença da escrita, na qual a alfabetização se tornou uma características das massas, foi outra revolução no desenvolvimento da humanidade: A Revolução dos Alfabetos. Mas como a revolução da escrita começou ?



Episódio 3: O Desafio sem Fim

No centro de uma parede rochosa gigantesca há uma passagem para os tempos antigos. Sob os andaimes há um grande relevo mostrando nove homens com cordas em volta do pescoço. Alguém olha ferozmente para eles, enquanto pisa sobre outra pessoa que implora por sua vida. Quem são essas pessoas, qual é a natureza das inscrições que preenchem a superfície em torno do relevo ? A interpretação das inscrições, achadas aqui, foi uma tarefa monumental que ajudou os pesquisadores modernos a recuperar uma parte da história da humanidade há muito esquecida.



05 de janeiro de 2016
documentários vários


Nenhum comentário:

Postar um comentário