terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A BÚSSOLA DO TEMPO

the time compass1

Se qualquer um de nós quiser saber sobre a própria vida, podemos começar a olhar para trás e relembrar nossas histórias: Era uma vez um pequeno bebezinho… e a partir disso podemos aprender sobre nossas vidas. Mas para saber realmente quem somos, precisamos saber de onde viemos. Por isso, talvez nós devamos começar com a história dos nossos pais: Era uma vez os meus pais… Isso nos daria um pouco mais de informação, saber o que os nossos pais foram e de onde vieram. Mas para realmente conhecer as histórias dos nossos pais temos que aprender sobre os nossos avós. Mas onde nasceram nossos avós ? Eles também já foram pequenos um dia. Então quer dizer que a nossa história deve ser sobre os nossos bisavós ou tataravós ? Ou tatara-tatara-tatara-tataravós ? Tudo bem, então vamos começar realmente do começo. Há cerca de 9 mil anos as pessoas estavam apenas deixando de viver em cavernas. Elas começaram a construir casas, aprenderam a plantar, colher alimentos, criar gado e formaram as primeiras vilas e cidades. A história começa em um lugar cercado por dois rios o Tigre e o Eufrates.

Título original: The time compass / Título alternativo: Grandes Civilizações

Áudio português br sem legendas.

Mesopotâmia

O Antigo Egito

Quando pensamos no Egito, três imagens nos vêm à cabeça: as pirâmides, o deserto e o impressionante rio chamado Nilo. Vocês conhecem ? Mas primeiro vamos falar sobre esse imenso mar de areia conhecido como deserto do Saara. Esse lugar no norte da África não é muito atraente para se viver no entanto há milhares de anos ocorreram chuvas abundantes no coração da África. Pouco a pouco uma corrente de água se formou e foi crescendo. Essas águas tornaram-se um dos maiores rios do mundo; o rio Nilo. Muitas populações se instalaram às margens desse rio mas viver perto do Nilo tinha seus altos e baixos… Há milhares de anos os povos nômades começaram a se fixar e a construir casas ao redor do Nilo, assim nasceu o Antigo Egito…


Índia

Quando a água está no céu é possível imaginá-la como um espírito puro, então quando ela cai na forma de chuva ou neve, ela conecta a pureza dos céus aos picos de montanhas. Enquanto derrete cada gota escorre e se junta a outra transformando-se em um filete de água minúsculo. Os filetes compõem os córregos e assim por diante até que gradualmente a água que desce das montanhas acaba formando um rio. Esse fluxo de água pura poderia correr por vales e planícies por milhares de quilômetros antes de chegar finalmente ao mar. Quando a água pura desce das montanhas e forma um grande e constante rio, as terras em que a água passa se tornam férteis e de fácil exploração. É por isso que quase todas as civilizações antigas iniciaram-se em áreas banhadas por um grande rio. Os antigos egípcios tinham o rio Nilo, os mesopotâmios tiveram o Tigre e o Eufrates, na China o rio Amarelo e as águas do rio Indu dão origem a uma das civilizações mais antigas e famosas da história por volta do ano 5500 antes de Cristo. A civilização da Índia…


China Antiga

A China é enorme. Basta olhar no mapa para ver a imensa extensão territorial que ocupa. É tão grande que existem diferentes climas e paisagens que atravessam o território chinês. A China é um mundo em si mesma com florestas fechadas, desertos vastos, montanhas insuperáveis, pradarias férteis, pântanos densos e planícies congeladas. A observação da natureza que os rodeava servia aos chineses como base para elaborar a famosa tradição da sabedoria chinesa, com a qual construíram uma grande civilização que perdurou por milhares de anos.


A Grécia Antiga

A beleza é linda. mas o que é a beleza. O que é que atrai o nosso olhar para algo que é belo ? Essa foi uma pergunta a qual os gregos antigos dedicaram muito tempo, estudo e trabalho.  Os antigos gregos acreditavam que, uma vez que os seres humanos eram os únicos seres vivos capazes de apreciar a beleza e os únicos capazes de criá-la, então a beleza pode ser encontrada dentro de nós e criada por nós. Além da habilidade de criar beleza, os seres humanos também podiam criar virtudes.  A virtude é uma capacidade especificamente humana que consiste em querer alcançar a perfeição em cada aspecto da vida, ou seja os seres humanos deviam cultivar a beleza e a virtude e essa era uma ideia muito profunda. Aliás uma das coisas que os antigos gregos fizeram bem foi desenvolver grandes idéias. De fato, muitos dos princípios da sociedade moderna e o modo como o mundo é visto e pensado hoje, foram influenciados por essas pessoas que viveram no mar Egeu ha dois mil e seiscentos anos.



O Império Romano

Todos os caminhos levam à Roma. O que quer dizer esse velho ditado ? Será que todas as estradas do mundo se encontravam em Roma ? Essa expressão faz sentido porque os romanos construíram uma rede de estradas de um lado a outro do seu território, como uma teia de aranha. Mas esse ditado vai muito além. Quando se diz que todos os caminhos levam à Roma, não falamos apenas desses caminhos por onde passam carroças e cavalos mas também ao nascimento de muitas idéias fundamentais da civilização ocidental. O império romano foi tão influente (não só em sua época mas em tudo o que a civilização ocidental fez desde então) que se acreditava que tudo o que foi dito, tudo o que foi feito e tudo o que foi pensado nos séculos posteriores tem alguma relação com os romanos. O império romano foi um dos mais importantes de história.



O Império Bizantino

Em outro episódio, aprendemos que todos os caminhos levam à Roma. Bem, havia uma outra cidade importante, por onde muitas dessas estradas passavam para chegar a Roma: Constantinopla. Mas o que tornou essa cidade tão especial ? O mundo mudou muito por volta do século quarto depois de Cristo.  Não era mais suficiente conquistar, saquear e dominar territórios para manter o poder e a riqueza. Agora havia uma outra maneira de acumular riquezas, fazendo comércio com o extremo oriente. As pessoas de um lado do mundo estavam dispostas a pagar muito dinheiro pelas coisas produzidas do outro lado do mundo. O povo de Constantinopla atuou com intermediário n comércio de mercadorias ajudando todos os lados. Eles trabalhavam muito no comércio e prosperaram financeiramente. As distância de um a outro lado do mundo eram imensas e viajar naquela época era muito perigoso. Portanto não havia muitas rotas de comércio entre o oriente e o ocidente. Isso significava que todas as rotas de comércio passavam por Constantinopla. Foi assim que essa cidade tornou-se um funil gigante, que reunia todos os bens do leste para seres distribuídos para o oeste. Tanto dinheiro estava passando por Constantinopla que uma nova base de poder para o império romano se formou. Não era o poder dos exércitos mas o poder do dinheiro.

Império Carolíngio

O período entre a queda de Roma e o início da renascença tem sido chamado de idade das trevas. Também é chamado de idade média, porque está no meio, entre o resplendor da Roma antiga e a era moderna. Em outras palavras, a idade média foi pensada como uma parte ruim da História, um período de transição. Como um porão escuro no qual a humanidade permaneceu escondida e dele só saiu novamente para a luz por volta do ano 1500, quando renasceram aquelas idéias clássicas que haviam sido brilhantes na época dos gregos e dos romanos. Mas na verdade muitas coisas aconteceram nesse período. Foi durante esses anos que a Europa que conhecemos hoje começou a se formar. Espanha, França, Itália, Alemanha, Grã Bretanha, Países Baixos, toda Escandinávia, Áustria, Hungria são países culturalmente descendentes daqueles famosos povos que ocuparam esses territórios logo após a queda do império romano. Durante os 10 séculos de Idade Média, esses povos criaram reinos e deram forma à Europa que hoje conhecemos. Era o início da cultura ocidental moderna.



05 de janeiro de 2015
documentários varios

Nenhum comentário:

Postar um comentário