terça-feira, 14 de março de 2017

QUANDO A TRISTEZA E A ANSIEDADE SÃO BEM-VINDAS


Resultado de imagem para FÉ E ESPERANÇA
Ilustração de Kais Ismail. reproduzida do Arquivo Google
Por que não curtir uma angústia acompanhada de uma solidão em uma tarde fria de sábado? 
Ou ser assaltado por uma incômoda ansiedade quando nossa vida precisa de uma reviravolta? 
Quem sabe ser invadido por tristeza ao escutar aquela música que nos remete ao grande amor platônico? 

Pois o que anda incomodando os que militam no estudo do comportamento humano é uma epidemia de indiferença que permeia as relações humanas, um certo embotamento afetivo que nos robotizam no dia a dia.
Tudo muito bem, tudo muito certo, mas realmente ainda somos regidos por emoções e sentimentos. 
Por isso, não é de se estranhar que um dos grandes problemas de saúde no mundo seja as disfunções ansiosas e afetivas. 
Regredimos a ponto de haver grave divórcio entre um sofisticado cérebro cortical, lógico, onde somos assaltados por excesso de pensamentos – infelizmente de conteúdos negativistas, aflitivos, estressantes, preocupações irrealistas e adoecedoras – e a parte hipotalâmica do cérebro, sede dos controles emocionais e administração do estresse.
SEM RELAXAR
Somos escravos de uma “pensação” disparada, incapazes de relaxar, de ter prazeres e satisfações reais. Somos punidos por sentimentos de profunda depressão, medos e fobias, culpas patológicas, ciúmes doentios, dentre outras fragilidades emocionais.
Ora, desde que o mundo existe, usamos o universo afetivo para dar cor e calor a nossa existência. Angustiados com as trevas dominaram o fogo e, mais tarde, inventaram a luz. Então, bem-vinda a angústia que cria e inventa. Alguém com culpa inventou regras de punição para pautar as leis que permitiram surgir a civilização.
A ansiedade trouxe avanços. Um ansioso quis chegar à Índia pelo mar e descobriu as Américas e um novo mundo. Temendo predadores, o medroso desenvolveu moradias, e assim a humanidade caminha.
USE AS EMOÇÕES
Só não se inibam afetivamente, pois é empobrecedor economizar abraços entre pais e filhos, cafuné entre casais, um ombro amigo para chorar as derrotas e frustrações ou comemorar a vitória improvável. Carinho é uma linguagem que exige o olhar, o ouvido para escutar as mágoas, o tato que acalma na massagem calorosa e o paladar de uma comida caseira feita com amor.
Sentir o perfume da amada, fazer a poesia destilada pela paixão. Seja na alegria, na tristeza, na serenidade ou na aflição, no perdão ou na mágoa, o importante é sentir, pulsar e fluir sentimentos. Tudo bem para a tela, a máquina, o eletrônico, o virtual ou o game. Mas sentimento não combina com aplicativo nem há mundo digital que o substitua.
Portanto, use suas emoções! É grátis, real e faz bem para a saúde! Mas, reconheço, caminhamos para a extinção afetiva, enquanto insistirmos em não assumir nossas carências e continuar a camuflar nossas próprias emoções.

14 de março de 2017
Eduardo Aquino
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário